Projeto de Lei pode obrigar a divulgação da faixa salarial em anúncios de empregos

O projeto de lei (PL) 1149/22 prevê a obrigatoriedade dos anúncios de vagas de emprego informarem qual o valor salarial previsto para a vaga. O PL ainda tramita na Câmara dos Deputados.

Postado em: 10-07-2022 às 09h52
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto de Lei pode obrigar a divulgação da faixa salarial em anúncios de empregos
O projeto ainda passará pela análise das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). | Foto: Reprodução

O Projeto de Lei (PL) 1149/22 prevê a obrigatoriedade dos anúncios de vagas de emprego informarem qual a faixa salarial previsto para a vaga. O PL ainda tramita na Câmara dos Deputados.

Segundo o projeto, de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), a informação do salário deverá ser revelada na divulgação das vagas. Empresas, públicas ou privadas, que descumprirem poderão pagar multa de até cinco salários mínimos.

“As empresas buscam profissionais para o preenchimento de vagas disponíveis, porém não comunicam qual a faixa salarial, o que gera insegurança ao desempregado”, alega o deputado Frota.

Continua após a publicidade

“Ou seja, paira a dúvida se é um salário compatível com aquilo que ele está pretendendo ao buscar sua recolocação no mercado”, ressalta.

O projeto ainda passará pela análise das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Dessa forma, por tramitar em caráter conclusivo, poderá ser aprovado sem passar pelo Plenário da Casa.

Leia também: Pós-graduação pode render salário até 150% maior, aponta pesquisa

Veja Também