Governo federal começa a distribuir vacina para Mpox nesta segunda-feira
Primeira fase terá como prioridade as pessoas com maior risco de evolução das formas graves da doença
Por: Francisco Costa

A vacinação contra a Mpox, também conhecida como “varíola dos macacos“, começa nesta segunda-feira (13). O Ministério de Saúde começa a distribuir 47 mil doses aos Estados e Distrito Federal.
Os imunizantes continuarão a ser enviados conforme o andamento e demandas, explica a pasta. A primeira fase terá como prioridade as pessoas com maior risco de evolução das formas graves da doença (portadores do vírus da aids e profissionais de laboratório, por exemplo). Esse público é de aproximadamente 16 mil, informa o Ministério.
Mas não só esses. A imunização também prevê quem teve contato direto com fluidos e secreções corporais com pessoas com suspeita de ter a doença, mas principalmente os confirmados. Ainda segundo o governo federal, a prioridade foi definida junto aos Estados e municípios.
Mpox
Em relação ao nome Mpox, este foi renomeado pela Organização Mundial de Saúde (ONU) em novembro passado. Segundo a ONU, “vários indivíduos e países” pediram pela mudança.
“Quando o surto de varíola símia se expandiu no início deste ano, linguagem racista e estigmatizante online, em outros ambientes e em algumas comunidades foi observada e relatada à OMS.”