Médico explica a relação da Covid-19 com a trombose

O Hoje News entrevistou o cirurgião vascular, Fábio Cypreste, sobre a importância da avaliação médica para receitar anticoagulantes | Foto: Divulgação/O Hoje News

Postado em: 11-02-2021 às 10h15
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Médico explica a relação da Covid-19 com a trombose
O Hoje News entrevistou o cirurgião vascular, Fábio Cypreste, sobre a importância da avaliação médica para receitar anticoagulantes | Foto: Divulgação/O Hoje News

Augusto Pereira

O médico e cirurgião vascular, Fábio Augusto Cypreste, entrevistado pelo O Hoje News, edição da tarde desta quarta-feira (10/02), afirmou que pacientes internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) pela Covid-19 podem desenvolver trombose. Segundo ele, o Coronavírus é uma doença pró-trombótica devido ao processo inflamatório causado pela infecção.

“A trombose é a formação de coagulação na circulação. São trombos que geram prejuízo à circulação e para a saúde do paciente. A doença da Covid pressupõe a formação de coágulos em todas partes do corpo. A principal causa é a alteração da cascata de coagulação, que é uma doença causada por vírus, mas causa um processo inflamatório em todo o organismo”, explica o médico.

Continua após a publicidade

Fábio destaca a importância de receitar anticoagulantes por 30 ou 40 dias após o diagnóstico positivo. “A trombose pode ser uma manifestação do Covid-19, ou seja, o paciente pode manifestar um inchaço, dor ou edema. Mas também foi observado que esta doença pode ser uma complicação mais tardia e secundária. O paciente que já recebeu alta pode desenvolver trombose no processo de recuperação”.

O médico ressalta que o uso de medicamentos deve ser orientado por um profissional da saúde. “A avaliação é feita de forma ambulatorial e cada paciente receberá um receituário de acordo com seu histórico pessoal e familiar”, concluiu o médico.

 

Veja Também