Pelo menos 4 escolas ou hospitais são atacados diariamente

“Os ataques contra escolas e hospitais durante conflitos são alarmantes e podem ser considerados crimes de guerra

Postado em: 31-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Pelo menos 4 escolas ou hospitais são atacados diariamente
“Os ataques contra escolas e hospitais durante conflitos são alarmantes e podem ser considerados crimes de guerra

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) divulgou uma análise alarmante: uma média de quatro escolas ou hospitais são atacados ou ocupados por forças e grupos armados por dia.

As conclusões estão no mais recente relatório anual da representante especial do secretário-geral da ONU para Crianças e Conflitos Armados e foram divulgadas neste mês de maio, na sequência de novos ataques a instalações de saúde e educação.

Continua após a publicidade

Incidentes em maio incluíram bombardeios a escolas no Iêmen e um ataque a um hospital em Alepo, Síria, no dia 27 de abril – este último deixando pelo menos 50 pessoas mortas, incluindo um dos últimos pediatras atuando na região.

“As crianças estão sendo mortas, feridas e mutiladas nos mesmos locais onde deveriam se sentir seguras e protegidas”, disse Afshan Khan, diretora do Programas de Emergência do UNICEF, em um comunicado de imprensa.

Crimes

“Os ataques contra escolas e hospitais durante conflitos são uma tendência alarmante e vergonhosa. Ataques diretos e intencionais a estas instalações, e contra profissionais de saúde e professores, podem ser considerados crimes de guerra. Governos e outros atores precisam urgentemente protegê-los.  Os Estados devem assinar aDeclaração sobre Escolas Seguras”, acrescentou.

O UNICEF destacou que os ataques contra escolas e hospitais são uma das seis violações graves contra crianças identificadas pelo Conselho de Segurança da ONU. O último relatório da representante especial das Nações Unidas para Crianças e Conflitos Armados documentou mais de 1,5 mil incidentes de agressões ou uso militar de escolas e hospitais em 2014, lembrou a agência da ONU.

No Afeganistão, por exemplo, 163 escolas e 38 unidades de saúde foram atacadas, enquanto na Síria foram registrados 60 ataques a estabelecimentos de educação, além de nove casos de uso militar de escolas.

Um total de 543 estabelecimentos de ensino foram danificados ou destruídos no Estado da Palestina e três ataques foram documentados em escolas israelenses. De acordo com as autoridades de educação no Nordeste da Nigéria, um total de 338 escolas foram destruídas e/ou danificadas entre 2012 e 2014.

 

Veja Também