Talibã conquista mais quatro capitais regionais do Afeganistão

Após a saída do exercito dos Estados Unidos, o Talibã, grupo insurgente, segue avançando e dominando mais capitais provinciais do Afeganistão. Nesta

Postado em: 13-08-2021 às 11h46
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Talibã conquista mais quatro capitais regionais do Afeganistão
Após saída dos EUA, grupo insurgente já domina mais de metade das províncias do país, ao controlar 19 das 34 provinciais do país | Foto: agência EFE

Após a saída do exercito dos Estados Unidos, o Talibã, grupo insurgente, segue avançando e dominando mais capitais provinciais do Afeganistão. Nesta sexta-feira (13/08), foram registradas a conquista de mais quatro cidades ao Sul do país.

Dentre as mais importantes, está Helmand, que há 20 anos foi o local de uma das batalhas mais sangrentas entre as forças da coalizão, até então ocupando o país e os talibãs. Kandahar e Herat, a segunda e terceira maiores cidade do país, foram conquistadas pelo grupo nessa quinta-feira (12/08).

Com as quatro últimas cidades, os insurgentes passaram a dominar 19 das 34 capitais provinciais do Afeganistão. Por enquanto, a capital, Cabul, ainda não foi diretamente atacada, porém, os talibãs devem começar a lutar por ela em cerca de 30 dias, avalia o serviço de inteligência dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

No caminho

Até Cabul, as próximas cidades que devem cair são Feroz Koh e Qala-e Naw (essa última, eles afirmam que também capturaram), mas ainda não há confirmação oficial.

Veja Também