Holanda detectou casos da variante Ômicron dias antes de voos vindos da África do Sul

Pelo menos 14 pessoas que desembarcaram na Holanda receberam diagnóstico de Covid informando que os mesmos portavam a nova cepa

Postado em: 30-11-2021 às 12h02
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Holanda detectou casos da variante Ômicron dias antes de voos vindos da África do Sul
Pelo menos 14 pessoas que desembarcaram na Holanda receberam diagnóstico de Covid informando que os mesmos portavam a nova cepa. | Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Saúde Pública informou nesta terça-feira (30/11) que a ômicron, nova variante do coronavírus, foi detectada na Holanda antes de dois voos chegarem da África do Sul na última sexta-feira (26/11), onde foi identificado passageiros posteriormente diagnosticados com a cepa.

Até então, acreditava-se que a variante havia chegado a Amsterdã por meio de pessoas vindas do país africano, onde a ômicron foi sequenciada pela primeira vez. As novas informações mostram que a cepa já estava presente em duas amostras de testes coletadas na Holanda nos dias 19 e 23 de novembro, ou seja, antes mesmo do desembarque de passageiros dos voos vindos da África do Sul. 

Ainda segundo as autoridades locais, pelo menos 14 pessoas que desembarcaram de voos vindos de Joanesburgo e da Cidade do Cabo, receberam diagnóstico de Covid informando que os mesmos portavam a nova cepa, que é considerada potencialmente mais transmissível.

Continua após a publicidade

A Holanda também tenta contatar e testar mais de 5.000 outros passageiros que viajaram recentemente partindo de nações da África Austral, como África do Sul, Botswana, Moçambique, Namíbia e Zimbábue. O país adotou, no domingo (28/11), medidas mais rígidas para frear a pandemia, após novos casos diários baterem recorde de 20 mil.

Veja Também