Retrospectiva: confira as 10 tragédias que marcaram o Brasil e o mundo no ano de 2021

Veja quais os fatos marcaram o Brasil e o planeta nestes últimos 12 meses.

Postado em: 26-12-2021 às 16h00
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Retrospectiva: confira as 10 tragédias que marcaram o Brasil e o mundo no ano de 2021
Veja quais os fatos marcaram o Brasil e o planeta nestes últimos 12 meses. | Foto: reprodução

Durante os 365 dias do ano de 2021 foi marcado infelizmente aconteceram várias grandes tragédias no Brasil e no mundo. Pensando nisso, o jornal O Hoje fez uma matéria especial com a retrospectiva com as 10 tragédias ou fatos que marcaram este ano. Confira: 

1 – Invasão do Capitólio dos Estados Unidos

A Invasão do Capitólio dos Estados Unidos ocorreu em 6 de janeiro de 2021, depois de partidários do então presidente Donald Trump por ele convocados a se reunirem em Washington, DC para protestar contra o resultado da eleição presidencial de 2020, justamente a data em que as duas casas legislativas se reuniriam para ratificar a vitória de seu oponente.

Continua após a publicidade

Baseada na alegação falsa de Trump de que houve fraude nas votações, objetivava assim o mandatário estadunidense obter apoio e forçar que o vice-presidente Mike Pence e o Congresso rejeitasse a vitória do presidente eleito Joe Biden. No início, os manifestantes se reuniram para o comício “Save America”, um evento planejado no parque The Ellipse, onde os participantes ouviram os discursos de aliados como seu advogado pessoal Rudy Giuliani, onde este convocava os presentes a resolverem a disputa eleitoral num “julgamento por combate. 

2 – Crise do oxigênio no Amazonas

O dia 14 de janeiro de 2021 representou para moradores de Manaus o capítulo mais trágico da pandemia do novo coronavírus e pode ter sido, também, o momento mais crítico de toda a crise sanitária no Brasil. Vale lembrar que o oxigênio se esgotou em vários hospitais da capital do Amazonas e infelizmente muitos pacientes com Covid-19 morreram asfixiados por falta do oxigênio. 

*Com informações da Folha de São Paulo 

3 – Morre o príncipe consorte Filipe, Duque de Edimburgo 

Em abril deste ano, morreu aos 99 anos o Príncipe Phillip, marido da Rainha Elisabeth II. Ele iria completar 100 anos no mês de junho, e deixa além da Rainha, quatro filhos, oito netos e sete bisnetos.

Nascido em Corful, na Grécia, ele era filho de André da Grécia e Dinamarca e Alice de Battenberg, e era das famílias reais gregas e dinamarquesas. Com o golpe de 1922 no país ele e sua família foram expulsos, durante seu exílio estudou na França, Inglaterra, Alemanha e Escócia. Passou a fazer parte da marinha britânica no ano de 1939, com 18 anos, e lutou durante a segunda guerra mundial. 

4 – Chacina na favela do Jacarezinho 

A chacina do Jacarezinho,também conhecida como massacre do Jacarezinho, ocorreu em 6 de maio de 2021 na favela homônima, no Rio de Janeiro, durante uma operação da Polícia Civil que resultou em pelo menos 29 pessoas mortas a tiros ou com objetos de corte. Foi a operação policial mais letal ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, e uma das maiores desse estado, sendo comparável à chacina da Baixada de 2005. A Polícia Civil negou ter havido irregularidades na operação e defendeu que os policiais agiram em legítima defesa. 

5 – Talibã retomou o poder do Afeganistão

O Talibã retomou o poder do Afeganistão 20 anos depois que eles foram derrotados pelas tropas norte-americanas que invadiram o país em 2021. A retomada do poder pelo Talibã se iniciou com o anúncio do governo norte-americano de que as tropas dos Estados Unidos abandonaram o país.

A comunidade internacional observa os desdobramentos dos acontecimentos no Afeganistão com apreensão e a expectativa é que a vida no país se transforme radicalmente. Minorias étnicas, religiosas e mulheres serão os grupos que, provavelmente, mais sofrerão com o Talibã. Países como Rússia e China têm interesse em negociar diplomaticamente com os fundamentalistas.

6 – Alec Baldwin mata diretora de fotografia acidentalmente durante gravações de filme

Durante as filmagens de seu próximo filme, o faroeste “Rust”, o ator Alec Baldwin acidentalmente disparou alguns tiros que acabaram atingindo e matando a diretora de fotografia, Halyna Hutchins e ferindo o diretor do filme, Joel Souza.  A diretora de fotografia chegou a ser levada de avião para o Hospital da Universidade do Novo México, em Albuquerque, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos, já o diretor do filme foi encaminhado ao Centro Médico Regional Christus São Vicente, em Santa Fé. O ator estava filmando uma cena que exigia que alguém disparasse a arma carregada. 

A diretora de fotografia morta acidentalmente tinha 42 anos, era ucraniana e tinha estudado jornalismo na Universidade Nacional de Kiev, no seu país, e cinema, em Los Angeles, nos EUA. Segundo o site IMDb, ela tinha créditos em curtas, produções na TV e em filmes desde 2012.

7 – Tristeza e saudade: morte precoce de Marília Mendonça

A cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte que caiu no início de novembro perto de uma cachoeira na serra da cidade de Piedade de Caratinga, no interior de Minas Gerais. 

Marília Mendonça nasceu em Cristianópolis em 22 de julho de 1995. A sertaneja ganhou destaque nacional após lançar seu primeiro DVD, em 2015, e virou um dos maiores nomes do sertanejo com a música ‘Infiel’. Além disso, ela foi responsável pela visibilidade feminina no mundo sertanejo, ambiente predominantemente masculino.

Diante da visibilidade e importância da Marília no mundo da música, o Brasil e o mundo sentiram a perda de uma das maiores vozes do sertanejo.

8 – Desastres climáticos em 2021

Desde o calor intenso na América do Norte até as inundações recordistas na Europa e na Ásia, o clima deste ano nos mostrou como é viver em um mundo com um aquecimento de 1,1 grau Celsius acima das temperaturas do século passado. O clima extremo já está destruindo casas, negócios e vidas. 

Tivemos ondas de calor e de frio que afetaram o mundo todo em diferentes situações, mega estiagem no oeste dos Estados Unidos, incêndios florestais, enchentes extremas por toda parte, furacão entre outros. 

As temperaturas continuarão subindo e as condições meteorológicas extremas podem continuar afetando a visão sobre as mudanças climáticas. 

*Com informações da National Geographic

9 – Julgamento da boate kiss 

Oito anos e 317 dias depois do incêndio que vitimou fatalmente 242 pessoas e deixou 636 feridas, na madrugada de 27 de janeiro de 2013, na Boate Kiss, em Santa Maria – região central do Rio Grande do Sul, foi decretada a sentença para os quatro réus acusados no processo. Elissandro Spohr, Mauro Hoffmann, Marcelo de Jesus e Luciano Bonilha foram condenados por homicídio. 

O julgamento, que durou dez dias e teve o Conselho de Sentença Tribunal do Júri  formado por sete jurados, teve seu desfecho em dezembro deste ano. Elissandro Spohr, sócio da boate, foi condenado a 22 anos e seis meses de prisão por homicídio simples com dolo eventual. Mauro Hoffmann, também sócio da boate, foi condenado a 19 anos e seis meses de prisão por homicídio simples com dolo eventual. Marcelo de Jesus e Luciano Bonilha, integrantes da banda Gurizada Fandangueira, foram condenados a 18 anos de prisão por homicídio simples com dolo eventual – quando, mesmo sem intenção, se assume o risco de produzi-lo. 

Desde o incêndio, as famílias dos jovens mortos formaram uma associação e, todos os anos, no dia 27 de janeiro, eles relembram a tragédia. A esperança dos familiares e dos amigos das vítimas desde sempre foi que a tragédia não ficasse sem nenhuma solução.

Fato histórico: 

10 – Acidente nuclear de Chernobyl (1986)

Esse ano o acidente marcou “aniversário” de 35 anos, a humanidade presenciou um dos maiores acidentes nucleares da história na Usina V. I. Lenin, localizada a poucos quilômetros da cidade de Chernobyl, na extinta União Soviética (URSS). Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, após uma falha no sistema de segurança, um dos reatores da usina acabou sobrecarregado, desencadeando um incêndio que durou dias, deixando o núcleo do reator exposto e liberando material radioativo na atmosfera. Dois dias depois, as partículas de radiação já haviam sido detectadas na Suécia.

Tudo ocorreu durante um teste de segurança que estava em curso e resultou na explosão do reator 4. Com a explosão, dois trabalhadores da usina foram mortos e, na sequência, um incêndio no reator 4 iniciou-se e estendeu-se durante dias. A explosão deixou o reator nuclear exposto, e o incêndio foi responsável por jogar na atmosfera uma elevada quantidade de material radioativo

Veja Também