Viralizou: Alexa assusta usuários após desafiar criança de 10 anos a enfiar objeto de metal na tomada

O caso ocorreu no último domingo, dia 26 de dezembro, nos Estados Unidos.

Postado em: 30-12-2021 às 16h05
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Viralizou: Alexa assusta usuários após desafiar criança de 10 anos a enfiar objeto de metal na tomada
O caso ocorreu no último domingo, dia 26 de dezembro, nos Estados Unidos | Foto: Reprodução

A Alexa, assistente virtual da Amazon, já faz parte da casa de muitas pessoas, sendo usada como um braço direito para efetuar compras, gerenciar aparelhos eletrônicos, ou por pura diversão. Recentemente, a tecnologia foi alvo de polêmica após desafiar uma criança de 10 anos a tocar em objetos de metal inseridos em tomadas, expondo-a ao risco de um choque elétrico letal.

O caso ocorreu no último domingo, dia 26 de dezembro, nos Estados Unidos. Kristin Livdahl, mãe da criança, estava em casa quando ouviu sua filha pedindo um desafio ao Echo Dot, aparelho que reproduz a Alexa. Foi quando ela se assustou com a resposta:

“Aqui está um que achei na internet. Segundo o site ourcommunitynow.com, o desafio é simples: conecte um carregador de celular na metade do caminho a uma tomada e, em seguida, encoste uma moeda nos pinos expostos”, sugeriu Alexa. O desafio resultaria em um choque mortal na criança além, é claro, da possibilidade de um incêndio.

Continua após a publicidade

Kristin interferiu imediatamente. “Eu estava bem ali e gritei: ‘Não, Alexa, não!’ como se fosse um cachorro”, lembrou a mãe. A inteligência artificial da assistente pesquisa respostas na internet, mas a falta de curadoria do conteúdo assustou os usuários do Twitter. “Você tem que desabilitar a configuração ‘matar meu filho'”, ironizou um usuário no post.

Correção da função

Após a repercussão do post, a Amazon informou que agiu rapidamente para corrigir o problema da IA. “A confiança do cliente está no centro de tudo o que fazemos e a Alexa foi projetada para fornecer informações precisas, relevantes e úteis aos clientes”, disse um porta-voz da Amazon ao portal Indy100.

Veja Também