Após gafanhotos em 2021, milhões de besouros invadem cidade no interior da Argentina

Uma invasão de besouros de proporções bíblicas atingiu a cidade de Santa Isabel, na Argentina, causando danos a prédios e propriedades.

Postado em: 17-01-2022 às 10h50
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Após gafanhotos em 2021, milhões de besouros invadem cidade no interior da Argentina
Uma invasão de besouros de proporções bíblicas atingiu a cidade de Santa Isabel, na Argentina, causando danos a prédios e propriedades | Imagens: Reprodução

Uma invasão de besouros de proporções bíblicas atingiu a cidade de Santa Isabel, na Argentina, causando danos a prédios e propriedades da região. Segundo informações da imprensa local, a cidade de cerca de 2.500 habitantes foi assolada pelos besouros desde as primeiras semanas de janeiro. Vídeos mostram os insetos sendo recolhidos aos milhares enquanto moradores tentar limpar as ruas e suas casas.

“Eles estão em toda parte – nas casas, nas lojas”, afirmou o vice-prefeito Cristian Echegaray em entrevista à mídia local. A polícia local culpou os besouros por danificar a delegacia, prédios residenciais e veículos, além de entupir os ralos, entre outros inconvenientes.

Como medida drástica para tentar acabar com a invasão, as autoridades locais têm pedido aos moradores manterem as luzes de suas casas e dos prédios públicos desligadas durante a noite, pois a claridade tende a atrair esses insetos.

Continua após a publicidade

Além disso, muitos habitantes locais estão andando pelas ruas de rostos cobertos, para evitar serem atingidos por besouros em pelo voo.

Motivos da ‘invasão’

As autoridades atribuem a infestação às chuvas excepcionalmente fortes para a época do ano e à onda de calor que atingiu recentemente a Argentina, que viu as temperaturas subirem para quase 40°C. Essas condições eram perfeitas para a reprodução dos besouros, cujas larvas se desenvolvem abaixo do solo.

Confira a seguir cenas gravadas por moradores da região:

Veja Também