Crianças são esfaqueadas em ataque na França

Presidente Macron disse que vítimas estão 'entre a vida e a morte'; O ataque aconteceu na região dos alpes franceses

Postado em: 08-06-2023 às 09h17
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Crianças são esfaqueadas em ataque na França
Crianças são esfaqueadas em ataque na França | Foto: Reprodução/ BFM TV

Na manhã desta quinta-feira (8), quatro crianças e um adulto foram esfaqueados por um homem em um parque em Annecy, cidade localizada nos alpes da França. Segundo a agência de notícias Reuters, testemunhas disseram que uma das crianças atingidas estava em um carrinho de bebê.

O agressor foi detido pela polícia logo após o ataque.

Emmanuel Macron, presidente da França, disse que o estado de saúde dos feridos é grave.

Continua após a publicidade

“Ataque de absoluta covardia nesta manhã em um parque em Annecy. Crianças e adultos estão entre a vida e a morte. A nação está em choque. Nossos pensamentos estão com eles, suas famílias e os serviços de mergência mobilizados”.

O agressor

Para a Reuters, uma fonte policial disse que o autor do ataque é um refugiado sírio nascido em 1991. De acordo com o jornal Le Monde, o agressor estava radicado na Suécia, onde conseguiu o status de refugiado em abril de 2023.

No final de novembro de 2022, ele solicitou asilo para refugiados e apátridas na França. Mas, como havia obtido status de refugiado na Suécia, o pedido de asilo na França já não possuia finalidade alguma, disse uma fonte ao Le Monde. Portanto, o homem estava em situação regular em território francês.

A repercussão

O ministro do Interior da França, Gerald Darmanin, falou sobre o ataque em uma rede social. “Várias pessoas, incluindo crianças, foram feridas por um indivíduo armado com uma faca em uma praça em Annecy”.

O prefeito de Annecy, François Astog, manifestou solidariedade aos familiares. “A situação está sob controle, não há mais perigo. Todo o meu apoio aos pais”.

Parlamentares fizeram um minuto de silêncio. “Nada mais abominável do que atacar crianças”, disse o presidente da Assembléia Nacional, Yael Braun-Pivet, no Twitter.

No início, a polícia havia dito que oito crianças estavam feridas.

Veja Também