Talibã queima instrumentos musicais por considerá-los imorais

Autoridades do Talibã atearam fogo em instrumentos musicais, alegando que a música ‘leva à corrupção moral’

Postado em: 30-07-2023 às 19h06
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Talibã queima instrumentos musicais por considerá-los imorais
Autoridades do Talibã atearam fogo em instrumentos musicais, alegando que a música ‘leva à corrupção moral’ | Foto: AFP / Ministério Afegão para a Promoção da Virtude e Prevenção da Imoralidade

Neste sábado (29/7), as autoridades do Talibã acenderam uma fogueira em uma província do oeste do Afeganistão e jogaram instrumentos musicais e equipamentos nas chamas. De acordo com as autoridades do Talibã, a música é considerada algo “imoral”, a ação foi liderada pelo Ministério para a Promoção da Virtude e Prevenção da Imoralidade.

Desde que chegou ao poder em agosto de 2021, o Talibã tem implementado diversas leis que refletem sua visão rigorosa do Islã, incluindo a proibição de tocar música em público.

Aziz al-Rahman al-Muhajir, chefe do Ministério para a Promoção da Virtude e Prevenção da Imoralidade na província ocidental de Herat, onde ocorreu a fogueira, afirmou que “promover a música leva à corrupção moral e tocar música engana os jovens”.

Continua após a publicidade

Muitos dos equipamentos musicais queimados foram confiscados de salões de casamento da cidade. Entre os instrumentos jogados na fogueira estavam um violão, um harmônio, outros dois instrumentos de cordas e uma tablá (tambor).

Além da proibição da música, as mulheres também têm sido afetadas pelas novas leis impostas pelo Talibã. Elas estão sendo excluídas da maioria das escolas de ensino médio, universidades e da administração pública.

Além disso, as mulheres enfrentam diversas restrições, como não poder trabalhar para organizações internacionais, visitar parques, jardins, academias, banheiros públicos ou viajar sem a companhia de um parente do sexo masculino, e devem se cobrir completamente ao sair de casa.

Veja Também