“Espero que 2ª lista saia logo, como prometeu Lula”, diz brasileiro que deixou mãe em Gaza
Israel inclui 33 brasileiros em lista para deixar Gaza por passagem de Rafah
Por: Francisco Costa

Pelas redes sociais, o brasileiro Hasan Rabee (foto) comemorou a chegada ao portão de Rafah. Ele é um dos 33 incluídos em lista para deixar Gaza pela passagem. “Nós estamos na fronteira esperando abertura para seguir viagem”, disse nesta sexta (10).
Em outra publicação, em seguida, ele escreveu: “Mais difícil na minha vida é deixar a minha mãe e duas irmãs e viajar, e elas estão sem condições de vida. Espero que essa segunda lista de familiares saia logo, como prometeu o presidente Lula.”
Vale lembrar, o governo de Israel garantiu ao Itamaraty que 33 brasileiros a espera de repatriação serão incluídos nesta sexta-feira para a deixar a Faixa de Gaza, por meio da passagem de Rafah. Antes o grupo era composto por 34 pessoas. Porém, a avó de de Shahed al-Banna, jovem de 18 anos, não recebeu a autorização para sair.
A passagem de Rafah recebe estrangeiros e palestinos feridos desde 1º de novembro. Contudo, é preciso que nomes estejam em listas elaboradas por autoridades do Egito e de Israel, em periodicidade diária.
A confirmação da inclusão dos brasileiros na lista foi dada na quinta (9) pelo ministro das Relações Exteriores israelense, Eli Cohen, ao chanceler brasileiro, Mauro Vieira. A expectativa é que o grupo desembarque na Base Aérea de Brasília como foi com parte dos repatriados vindos de Israel e da Cisjordânia.
Ao todo, 587 pessoas estão nesta lista mais recente:
- Estados Unidos: 14 pessoas
- Canadá: 265 pessoas
- Romênia: 101 pessoas
- Indonésia: 6 pessoas
- Polônia: 26 pessoas
- Brasil: 33 pessoas
- Rússia: 82 pessoas
- Índia: 7 pessoas
- Albânia: 14 pessoas
- China: 10 pessoas
- Dinamarca: 5 pessoas
- Alemanha: 8 pessoas
- Holanda: 2 pessoas
- Nova Zelândia: 12 pessoas
- Malásia: 2 pessoas
São 35 dias desde o início da escalada do conflito entre Israel e Hamas.
LEIA MAIS: