Líder do Hamas diz que um acordo de trégua com Israel está próximo
Haniyeh vive em Doha, no Catar, há três anos onde ele promove suas negociações com Israel
Por: Rondineli Alves de Brito

Nesta terça-feira (21/11), o chefe do grupo extremista Hamas, Ismail Haniyeh, disse que está perto de chegar a um acordo de trégua na guerra com Israel. A guerra chega ao 46º dia e já custou a vida de dezenas de civis e combatentes.
“Estamos perto de alcançar um acordo para uma trégua”, declarou Haniyeh em uma postagem no Telegram. Até o momento, porém, Israel não emitiu comentários sobre as declarações de Haniyeh, que está à frente do Hamas desde 2017.
Haniyeh vive em Doha, no Catar, há três anos. É de lá que ele promove suas negociações com Israel. O Hamas possui uma espécie de órgão deliberativo, com 15 membros, que é responsável por escolher quem é o líder máximo.
À Al Jazeera, um oficial do Hamas acrescentou que as negociações são sobre uma trégua temporária para organizar a entrada de ajuda na Faixa de Gaza e um acordo de troca de reféns e prisioneiros.
A guerra entre Israel e Hamas teve início no dia 7 de outubro, quando combatentes do grupo armado invadiram o território israelense e mataram cerca de 1.200 pessoas, além de fazer outros reféns.
Em retaliação ao ataque, Israel lançou um bombardeio incessante contra a Faixa de Gaza e uma ofensiva terrestre, prometendo derrotar o Hamas e assegurar a libertação dos reféns.
Segundo informações do Hamas, no poder em Gaza, a guerra já ceifou a vida de mais de 13.300 palestinos, milhares deles crianças. Os números não podem ser confirmados por fontes oficiais.