Militares confundem alvo e causam morte de 85 civis, na Nigéria

No momento do ataque, as vítimas participavam de uma cerimônia religiosa

Postado em: 05-12-2023 às 10h51
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Militares confundem alvo e causam morte de 85 civis, na Nigéria
No momento do ataque, as vítimas participavam de uma cerimônia religiosa | Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (4/12), autoridades da Nigéria confirmaram a morte, por engano, de 85 civis após militares do país usarem drones para atacar grupos armados no norte da região. No momento do ataque, as vítimas participavam de uma cerimônia religiosa.

O ataque ocorreu na noite do último domingo (3/12), na aldeia de Tudun Biri, no estado de Kaduna. No momento em que os drones sobrevoavam a região, milhares de muçulmanos se reuniam para celebrar o aniversário do Profeta Maomé.

Uba Sani, governador de Kaduna, informou que civis foram “mortos por engano e muitos outros foram feridos” por um drone “que visava terroristas e bandidos”. A Agência Nacional de Gestão de Emergências afirmou, em comunicado, que “85 cadáveres foram enterrados até agora”. Mas as buscas continuam.

Continua após a publicidade

De acordo com o escritório da Anistia Internacional na Nigéria, os mortos podem chegar a 120. “Muitos deles eram crianças, e mais cadáveres estão sendo descobertos “, apontou Isa Sanusi, diretora do grupo na Nigéria, à agência de notícias Associated Press.

O governador do estado, afirmou que o governo mandou representantes à aldeia atingida no domingo para se encontrarem com as famílias das vítimas. Ele confirmou que uma investigação está em andamento.

Nos últimos nove anos, ataques desse tipo têm sido cada vez mais comuns na Nigéria, devido ao fato de o governo enviar aeronaves e drones para áreas em conflito armado, com o objetivo de combater extremistas rebeldes que invadem aldeias e causam devastação.

Veja Também