Mantenha atratividade no mundo em constante movimento

Ana Meneguini é fundadora de empresa especializada em marketing, vendas e comunicação

Postado em: 30-09-2022 às 09h45
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Mantenha atratividade no mundo em constante movimento
Ana Meneguini é fundadora de empresa especializada em marketing, vendas e comunicação | Foto: Divulgação

Se você ocupa uma posição de liderança em qualquer negócio no Brasil, vender mais e melhor certamente é uma das suas prioridades. Afinal, para se manter vivo e competitivo, um negócio precisa conquistar novos clientes, manter os atuais e os que chegam o maior tempo possível na base de clientes e, claro, vender novos produtos ou serviços para esta mesma base. Isso é o que chamamos de conquistar, fidelizar e expandir.

Em um mundo cada vez mais competitivo, veloz e no qual a única certeza é que a mudança é constante, entender os sinais dos tempos e como eles impactam sua marca e seu negócio é vital para que você possa alcançar a tríade que citei acima. Afinal, o comportamento de consumo também muda, evolui e funciona em ciclos.

Zeitgeist, do alemão, é um conceito que traduz o que chamamos de espírito do tempo, ou o clima intelectual, sociológico e cultural da época que estamos vivendo. Originado em Johann G Herder, Georg Wilhelm Friedrich Hegel e outros escritores alemães, é derivado do Latim genius seculi (Latim: genius – “espírito guardião” e seculi – “do século”). E por que um conceito filosófico seria importante para você?

Continua após a publicidade

Porque para vender mais e melhor, seu posicionamento de marca, ou sua proposta de valor, precisa fazer sentido, ter contexto para sua audiência.

Atualmente, por exemplo, a conexão digital é parte natural do dia a dia de todos os consumidores, sejam eles de produtos e serviçosB2B, B2CouB2C2B. Logo, sua marca precisa ter estratégia e presença digitais, do contrário, deixa de ser uptodate com a expectativa do mercado. Isto significa que você precisa acompanhar todas as tendências e modismos que surgem? Absolutamente não (ufa! que alívio, não?!).

Mas significa que você precisa acompanhar os movimentos de mercado, estar atento ao comportamento de consumo das novas gerações, ao movimento de novos entrantes, a estabilização de antigos competidores, ao jeito como os indivíduos na sociedade se comportam e se relacionam com os assuntos que estão no universo de comunicação da sua marca.

O exercício de se manter uptodate como Zeitgeist contribui, de forma significativa, para que sua marca não orbite apenas ao redor de si própria – um dos maiores erros que um time de marketing pode cometer -, olhando sempre a partir da perspectiva do consumidor para garantir que a comunicação da sua proposta de valor, do seu posicionamento, seja o mais assertiva possível.

É preciso que a marca, o negócio e toda liderança tenham clareza do que o negócio é, que valor ele gera para o mundo, como transforma o consumidor e que benefícios tangíveis ele entrega. A partir disso, é preciso entender qual é a melhor forma, o canal de comunicação mais consumido e que nível de diálogo será estabelecido entre a marca e o consumidor. Para assentar o conceito, pense no que estamos vivenciando hoje. Depois de quase três anos convivendo com a Covid-19, temos mais perguntas que respostas. Somos parte da história. O isolamento social trouxe reflexões, muitas profundas, sobre a relação entre vida pessoal e profissional, mobilidade urbana, sustentabilidade, saúde mental, preservação da vida e uso da tecnologia.

Todos esses assuntos, em maior ou menor grau, afetam o modo como sua marca se relaciona com o mercado. Se você não mantiver atenção a como a sociedade está se movendo, muito provavelmente vai perder competitividade, ainda que de forma sutil. Somos parte da história que será avaliada, estudada na próxima década, mas já é possível visualizar mudanças que impactam nosso dia a dia.

Como você pode fazer isso, de forma bem prática? Como manter essa atenção ao espírito da época?

Aqui vão algumas dicas:

1 – Saia da sua bolha: observe o seu mercado, mas também mercados adjacentes e também complementares ao seu. Um novo concorrente pode surgir de onde você menos espera e pode trazer consigo uma base de clientes fiéis que buscam nele e não em você a solução que você já oferece;

2 – Nutra seu repertório cultural, indo dos programas culturais gratuitos e populares, aos, a medida do possível, mais sofisticados. Preencha seu intelecto com estímulos criativos para educar seu olhar a buscar o que não é óbvio, o que não é explícito, mas que está nascendo, está latente no inconsciente coletivo;

3 – Tenha métricas de marca: posicionamento de SEO, interações nas redes sociais, feedback na sua área de atendimento ao cliente / sucesso do cliente;

4 – Ouça o que seu time de vendas traz de feedback dos prospects que não fecharam negócio: há limitações de produtos que podem ser vencidas? O concorrente colocou um “alvo” em você e está queimando preço? Sua proposta de valor se mostra desatualizada? O time de vendas está na linha de frente da batalha de conquista do mercado e sente primeiro e com mais intensidade as mudanças do mercado;

5 – Torne o marketing prioridade e parte intrínseca da sua estratégia de negócios: uma marca forte atrai mais consumidores e ecoa com mais consistência no mercado.

Mantenha sua marca relevante – é ela quem vai garantir a perpetuidade do seu diálogo com o mercado. E marcas que dialogam, vendem mais e melhor.

Ana Meneguini é fundadora de empresa especializada em marketing, vendas e comunicação

Veja Também