As chances de Thelma Cruz campeã de votos em 2024

Primeira-dama quase conseguiu uma vaga na Alego e, com apoio da Igreja Universal, tem um pé no ranking de uma das mais bem votadas à Câmara

Postado em: 14-08-2023 às 08h17
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: As chances de Thelma Cruz campeã de votos em 2024
Primeira-dama quase conseguiu uma vaga na Alego tem um pé no ranking de uma das mais bem votadas à Câmara | Foto: Reprodução

Com o desafio de, além do cargo na secretaria de Assistência Social na Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa, a primeira-dama Thelma Cruz é parte importante da busca pela reeleição do marido, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos). 

Quando foi oficialmente enxergada como primeira-dama do município goiano mais importante, poucos a viam como o instrumento político que se tornaria para o Republicanos de Marcos Pereira – um dos homens mais poderosos de Brasília pela capacidade de articulação. 

No pleito do ano passado, Thelma obteve 19,7 mil votos para uma das 41 cadeiras da Alego. Não fosse o aliado e então vereador Clécio Alves, ela se elegeria. Reconhecida com capacidade de articulação, conseguiu o cargo no legislativo goiano, mostrando que ela é mais que o cargo – que já exige muito em uma cidade como Goiânia – de primeira-dama. 

Continua após a publicidade

Por isso, é possível entender que ela pode ser a candidata à Câmara Municipal mais bem votada ano que vem ao mesmo tempo em que pode se tornar cabo eleitoral para o projeto de reeleição de Rogério Cruz. 

Ligada intrinsecamente à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) – Rogério Cruz é pastor licenciado da entidade de Edir Macedo – e, como primeira-dama, percorreu diversas igrejas evangélicas que ainda podem ver nela uma representação na Câmara. 

Por outro lado, Cruz, a esposa, pode enfrentar um desafio ao pleito: a consolidação eleitoral do colega de partido e de igreja, o vereador Pastor Isaias Ribeiro. Em 2020, enquanto Rogério Cruz, na vice da chapa de Maguito Vilela – do MDB – corria às ruas pedindo votos para o Paço, Isaías disputava o cargo de vereador. Ele obteve  9.323 votos. Foi o parlamentar mais bem votado. 

Antes de ter o nome oficializado como candidata de Cruz à Alego, Thelma foi imbuída de algumas missões para popularizar-se. Ate vestiu-se de gari. Percorreu, além de igrejas, praças, instituições. Com ou sem o marido, Thelma divulgou-se e, a propósito, tem uma boa participação nas redes sociais, onde aparece entoando músicas gospel e com personagens importantes da sociedade civil organizada da capital. 

Outro ponto a seu favor é o reconhecimento pelo trabalho voluntário na África quando Rogério esteve por lá como pastor. O trabalho missionário tornou o atual prefeito de Goiânia um respeitado pastor dentro da IURD. Antes do Paço, chegou a ser vereador.

Em 2016, quando Goiânia viveu um pleito atípico, com Jorge Kajuru elegendo-se como o mais bem votado com surpreendentes quase 38 mil votos, Cruz ficou em quarto lugar: 8.312 votos pelo PRB (atual Republicanos). Para se ter uma ideia do poderio da IURD quando se fala em eleição, Cruz, em 2012, ficou em terceiro lugar na disputa. Ele teve 7.774 naquela eleição. 

Com isso, a tese matemática de que Thelma tem condições de ser a campeã de votos ano que vem. Outro nome importante, agora no Republicanos, Clecio Alves, é outro que sempre teve forte impacto eleitoral na capital. Ele, contudo, não concorre em 2024. Ele foi eleito ano passado para uma vaga na Assembleia Legislativa. 

Ainda não se sabe para quem ele deve transferir sua base eleitoral, mas, caso pelo menos parte dela se comprometa com o projeto de reeleição de Cruz – o que, de alguma forma, incluiria Thelma na Câmara -, as chances da primeira-dama aumentam sobremaneira.

Veja Também