Zé Eliton comemora alta no emprego em propostas em Itumbiara

O candidato à reeleição esteve em Itumbiara com o ex-governador Marconi Perillo e a senadora Aná Amélia Lemos

Postado em: 22-09-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Zé Eliton comemora alta no emprego em propostas em Itumbiara
O candidato à reeleição esteve em Itumbiara com o ex-governador Marconi Perillo e a senadora Aná Amélia Lemos

Candidato ao governo goiano, Zé Eliton (PSDB) afirmou na sexta-feira (21) em reuniões e atividades de apresentação de propostas em Itumbiara, que vai reforçar a geração de empregos no Estado e manter Goiás na liderança da abertura de novas vagas de trabalho com carteira assinada. 

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) disse que vai trabalhar em parceria com o governador Zé Eliton e com Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência para manter as conquistas que os goianos têm e ajudar o estado a aperfeiçoar as políticas públicas existentes e implementar novas ações em áreas demandadas. 

Continua após a publicidade

Como resultado dos incentivos fiscais dos governos Marconi e José Eliton e da força da economia estadual, Goiás teve o melhor agosto na geração de empregos formais desde 2011, mostra o último balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira (21/9). No mês passado, segundo o levantamento, o Estado gerou 4.721 empregos com carteira assinada.

O governador Zé Eliton e o ex-governador Perillo estiveram com a candidata a vice-presidente da chapa de Geraldo Alckmin à Presidência, senadora Ana Amélia Lemos (PP). O candidato ao Senado foi recebido pelo prefeito Zé Antônio (PTB) e esteve nas instalações da Caramuru, onde foi recebido pelo presidente da companhia, Alberto Barros. A Caramuru é uma das principais empresas de capital nacional, no processamento de soja, milho, girassol e canola e tem fábricas em Goiás, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Pará e Amapá. 

Somente na unidade de Itumbiara, a Caramuru tem mais de mil funcionários. “Nós temos uma história junto com o governador Zé Eliton e com o ex-governador Marconi. Apesar da crise pela qual o País passa, Goiás conseguiu se manter diferenciado, as dificuldades aqui são amortecidas, porque Goiás tem política para gerar emprego e sabe atrair investimentos”, disse Alberto. “Trabalhando juntos, o setor público e o setor privado certamentamente conseguirão fazer mais pela geração de empregos”, disse Alberto da Caramuru.

A candidata a vice-presidente, Ana Amélia, ressaltou que o emprego, a saúde, a educação são prioridades para a qualidade de vida da população de um país e é isso que o candidato precisa levar de proposta. “Marconi deu uma guinada de desenvolvimento em Goiás, trazendo para o Estado indústrias de várias setores, diversificando a economia e hoje o estado possui empresas de todos os seguimentos. As obras do Marconi estão aí e falam mais alto que qualquer discurso ou qualquer ataque do adversário”, disse a senadora.

Marconi aproveitou o encontro com os trabalhadores da empresa para destacar a prioridade dada em seus governos para a parceria com o setor privado visando a geração de empregos. “Goiás foi um dos Estados que mais cresceu na indústria e na agroindústria nos últimos anos. Quando assumi o governo em 1999 o Estado tinha um PIB de R$ 17 bilhões, no ano passado nós atingimos a marca de mais de 200 bilhões, ou seja multiplicamos a nossa economia em mais de dez vezes”, afirmou.

Segundo Marconi, o desenvolvimento veio graças “à coragem de nossos trabalhadores e à coragem empreendedora de pessoas como o Alberto e tantos outros empresários, que confiaram e investiram em Goiás”. “Multiplicamos também o  nosso volume de exportações e o resultado disso tudo foi a geração de mais de 1 milhão de empregos. Goiás tem hoje cinco indústrias montadoras de veículos, é o segundo maior pólo de produção de medicamentos, o segundo maior produtor de cana-de-açúcar e etanol. Isso tudo nos dá muito alegria”, observou.

Depois da visita à Caramuru, Marconi e Zé Eliton participaram da cavalgada de abertura da ExproAgro Itumbiara 2018. Montados em cavalos, o candidato ao Senado e o candidato ao governo estadual percorreram ruas da cidade e receberam o carinho e mensagens de voto e apoio da população. 

Caiado faz campanha no Sudoeste 

O candidato ao governo estadual pelo Democratas, Ronaldo Caiado, investiu em uma carreata pelo interior do estado. Iniciada em Quirinópolis, a comitiva da chapa majoritária também passou por Mineiros e Jataí. O senador demonstrou entusiasmo com os gestos de carinho espontâneo demonstrado pela população e o sentimento de mudança expressado pelos cidadãos. “A sociedade já entendeu quem tem as melhores condições para fazer a mudança que os goianos tanto esperam. Representamos o desejo da população em relação a um governador: independência intelectual e moral para governar Goiás”, disse Caiado. 

O candidato a vice-governador, Lincoln Tejota, também celebrou a receptividade e mobilização da população em prol de uma nova forma de fazer política. “Caiado representa o sentimento de mudança que está em curso em todo país. A política é construída pela vontade popular, e as pessoas estão pedindo mudança, com esperança de dias melhores. Temos conseguido levar nossas propostas por todo o Estado e a expectativa é a melhor possível”, afirmou o deputado.

O deputado estadual Victor Priori (PSDB) também fez questão de levar seu apoio ao projeto de Caiado para mudar Goiás. O deputado expressou admiração pelo senador e afirmou que Caiado sempre defendeu os interesses do povo goiano durante toda sua carreira como parlamentar.

O ex-vice-prefeito de Quirinópolis, Valderi Barbosa (PR) é entusiasta da possibilidade do senador Ronaldo Caiado vencer no primeiro turno. De acordo com Valderi, Caiado transmite confiança e tem um currículo como parlamentar exemplar. “Admiro o Ronaldo pelo respeito que ele tem pelo povo goiano. Goiás merece um governador que realmente pense no emprego, saúde e educação. Quando Caiado fala, ele faz”, comemorou o republicano.

O ex-prefeito de Caiapônia, Argemiro Rodrigues (MDB) considera os 30 anos de vida pública de Ronaldo Caiado como o principal gabarito para que ele faça uma gestão qualificada. “Caiado representa o anseio do povo. Em tantos anos como parlamentar, nunca vimos o nome do senador envolvido em malfeitos”, disse. 

Daniel quer reduzir máquina pública 

Daniel Vilela, candidato ao Palácio das Esmeraldas pelo MDB, realizou carreatas em Goianira e Inhumas na tarde de sexta-feira (21). O candidato foi acompanhado nas duas cidades pelo candidato a senador Agenor Mariano (MDB) e pelo candidato a deputado federal João Reis Araújo (MDB) e o deputado estadual candidato à reeleição Humberto Aidar (MDB). Aidar, que é radialista e é natural de inhumas, comandou o carro de som durante boa parte do trajeto pelas ruas da cidade. Lá, se juntou à comitiva o deputado federal e candidato à reeleição João Campos (PRB).

Em Anápolis, pela manhã, Daniel falou que seus adversários apresentam as mesmas propostas mal planejadas durante os últimos anos. “Caiado está prometendo construir policlínicas, é a mesma proposta feita na eleição passada de construir Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs), ele só mudou o nome”, ressaltou.

Daniel tem defendido a diminuição do tamanho do Estado e o direcionamento dos recursos públicos hoje gastos em construção e manutenção de prédios para serviços voltados para a população. “Não é construindo elefantes brancos que vamos resolver o problema da saúde. Será com parcerias com as instituições filantrópicas, os hospitais particulares e clinicas populares.” Um exemplo é a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, que tem grandes serviços prestados para a população e é uma instituição para a qual Daniel já direcionou recursos de emenda parlamentar a que tem direito como deputado federal.

Compromissos

O emedebista foi questionado sobre como cumprir seus compromissos se as finanças do Estado estão em péssima situação. Daniel respondeu que, em Goiás, os impostos estão tão altos que acabam provocando um efeito contrário ao desejado: em vez de aumentar a arrecadação, diminui, porque as pessoas deixam de pagar. “Existem teorias econômicas que comprovam isso, .Você chega num limite de cobrança impostos e taxas que as pessoas passam a não ter mais condição de pagar e acaba aumentando a inadimplência.”

Entre as propostas de redução já externadas por Daniel, está a redução do IPVA em 15% para todos os proprietários de veículos e redução de 50% na multa por atraso no pagamento. O candidato também se compromete com a redução do ICMS da energia elétrica e dos combustíveis, atrelada a meta de arrecadação que permita ao Estado manter custeio e investimentos necessários.

Daniel citou ainda a desabastecimento de água em Anápolis como um problema de falta de vontade política e de atenção aos Anápolis. “Custa R$ 104 milhões para resolver. Só com publicidade o governo gastou em menos de quatro anos cerca de meio bilhão”.  

Veja Também