Zé Eliton fala de avanços em Anápolis

Candidato à reeleição, governador disse que industrialização da produção e atração de novas fábricas para o Estado estão entre as prioridades de sua plataforma de trabalho

Postado em: 25-09-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Zé Eliton fala de avanços em Anápolis
Candidato à reeleição, governador disse que industrialização da produção e atração de novas fábricas para o Estado estão entre as prioridades de sua plataforma de trabalho

Rafael Oliveira*

O governador Zé Eliton (PSDB) afirmou ontem que a industrialização da produção e a atração de novas fábricas para o Estado estão entre as prioridades de sua plataforma de trabalho para Goiás avançar mais. “O que nós temos feito, ao longo dos últimos anos, é fortalecer a industrialização da cidade de Anápolis”, disse, em entrevista à uma rádio. 

Continua após a publicidade

Zé Eliton tem intensificado sua agenda de campanha e a finalizou nesta segunda-feira na cidade de Rio Verde, no Sudoeste goiano, onde participou de uma reunião política no Sindicato Rural de Rio Verde, 

“Penso que governar é ter sensibilidade, prudência, equilíbrio, respeitar a todos. Para que você consolide as conquistas dos goianos, que são muitas, e propicie avanços que propiciem a melhoria de vida de todos os que vivem, ou para cá vieram e daqui não querem sair”, afirmou Zé Eliton.

O governador disse que sempre teve um diálogo aberto com o setor produtivo local, para implantar políticas e tem buscado criar “todo um ambiente necessário para ampliação de investimentos” na cidade. E ressaltou que sempre teve uma atenção muito forte nisso. “Agora mesmo estamos em tratativas, o governo do estado, para trazer mais indústrias para este município, a exemplo de mais uma montadora de veículos, a Chery, que irá, provavelmente, encaminhar sua unidade aqui para esta cidade. Um ganho qualitativo muito grande”, assinalou.

O governador citou, ainda, que uma área de aproximadamente 13 alqueires está sendo preparada para abrigar novas empresas. 

O governador ainda citou o Polo de Defesa, que deve abrigar indústrias com alto poder tecnológico, como outra vertente importante para o desenvolvimento de Anápolis, que também foi discutido como empresariado. “Um esforço conjunto do setor privado com o setor público, penso que esta é a maneira salutar de você administrar e garantir conquistas para a população”, assinalou. 

Ainda sobre o diálogo aberto com a sociedade, o governador citou o atendimento de pleito da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA) sobre leilão de parte da plataforma multimodal, com a finalidade específica de estabelecer área para indústria na área de logística, agregando valor e dando condição que, mais rapidamente, se chegasse a infraestrutura necessária para o pleno funcionamento do aeroporto de cargas.

Desoneração 

Zé Eliton também falou de avanços e mecanismo de agilização e contra a burocracia, como o Web Licença, voltado para licenciamentos de menor impacto ambiental, via internet e meta de concessão de em até 6 meses de licenças mais complexas. O candidato ainda disse que seu governo tem se notabilizado por ter diminuído significativamente diversos tributos. 

O governador mencionou que houve redução de alíquotas no setor de bares e restaurantes e a renegociação do Difal em diversas cadeias, como no setor calçadista. Para o governador, a geração de receita e renda no setor privado cria um círculo virtuoso na Economia. “Se você amplia a base econômica, você tem uma ampliação da arrecadação e você pode, consequentemente, diminuir a carga tributária”, assinalou.   

Obras relevantes

O governador citou obras relevantes para Anápolis e para todo o estado, como o Aeroporto de Cargas, que é integrado a plataforma multimodal e está com a pista concluída, e aguarda homologação. A expectativa é que ele opere em sua plenitude após um período “mesmo porque você tem que estabelecer a plataforma logística”. Respondendo questionamento sobre implantação de aviação comercial, Eliton lembrou que o foco principal e original é o transporte de cargas. “Toda concepção do aeroporto, quando foi estabelecido inicialmente, é fazer integrar os eixos e os modais de transporte rodoviário, ferroviário e aeroportuário”, disse, assinalando que “isso não impede que você tenha aviação civil no aeroporto”, mas ponderou que há “todo um conjunto de condições para que isso ocorra”, principalmente a capacidade de retorno às empresas aéreas para que possam estabelecer linhas e rotas, ainda que a infraestrutura já esteja pronta. 

Zé Eliton destacou o desenvolvimento do estado, e citou o trabalho constante de ajuste fiscal, que levou a um avanço forte na relação receita dívida, sendo necessário um ano de arrecadação para pagar a dívida do estado. Zé Eliton lembrou que Goiás é hoje o quinto em solidez fiscal, de acordo com ranking recentemente divulgado na Bolsa de Valores de São Paulo.  “O estado de Goiás é pujante em várias e várias áreas. Incluiu milhares de pessoas em uma condição social melhor”, disse.

Ele citou programas, como os de inclusão, que transferiram renda, como o programa Renda Cidadã, ou o que qualificaram milhares de goianos, como o Bolsa Universitária e a criação da UEG. (*Especial para O Hoje) 

Crimes são reduzidos no Entorno de Brasília, apontam dados da Segurança 

Dados oficiais das Forças de Segurança Unificada, apresentados na manhã de ontem, revelaram sensível queda nos índices de criminalidade em Luziânia e em todos os municípios da região do Entorno do Distrito Federal, confirmando os números positivos de todo o Estado. Na reunião de hoje, realizada no Centro de Convenções de Luziânia, foram mostrados dados oficiais que garantem os avanços proporcionados pelo Plano de Segurança “Goiás Seguro”.

O Sub-Comandante-Geral da Polícia Militar, Marcio Vicente da Silva, que representou o secretário estadual de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, e o Comandante-Geral, Silvio Vasconcelos, afirmou na reunião que “integração representa tudo”. Segundo ele, nada seria possível se não fosse a colaboração de cada um dos operadores da Segurança Pública, do soldado ao comandante, do delegado à juíza de direito. “Mostrar números positivos é prazeroso. Isso faz com que não só o soldado, o agente, que trabalha na linha de frente, o comando, o governo do Estado, tenham prazer”.

O Sub-Comandante afirmou ainda que o que faz a diferença é o conjunto de ações articuladas. Ele fez uma saudação especial aos praças recém promovidos pelo governador Zé Eliton. Ao encerrar o discurso, pediu uma salva de palmas a todos os integrantes das forças de segurança. “Vocês são responsáveis lá na ponta por esses números tão positivos. São 76% a menos de homicídios no Jardim Ingá e em Luziânia. Não são números falsos, são números reais”, comemorou. Especificamente em Luziânia, entre Janeiro de 2017 a setembro de 2018, os indicadores de criminalidade caíram vertiginosamente: Homicídio (-51,16%), Tentativa de Homicídio (-33,68%), Furto em Residência (-8,76%), Furto de Veículos  (-25,69%), Roubo de Veículos (-18, 94%), Roubo a Transeunte (-7,95%) e Roubo a Comércio (-40,70%).

No quadro geral, com indicadores de todo o Estado, foram apontadas “reduções consistentes”. No comparativo de janeiro de 2017 a agosto de 2018, as estatísticas revelam crescimento em todas as ações integradas das forças de segurança. Cumprimento de Mandado de Prisão (113,28%), Foragidos Recapturados (45,51), Abordagens Policiais (55,26%), Ações Policiais (64,04%), Prisão em Flagrante (+5,00%), Inquérito concluído com autoria (133%), Ações Preventivas Comunitárias (4,99%), Laudos de Criminalística (2%), Visita Comunitária (49,39%) e 42 toneladas de drogas foram apreendidas no período.

As Forças de Segurança Unificada – que inclui Polícia Militar, Polícia Civil, Política Técnico Científica, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Procon – realizaram aproximadamente 5 mil operações no período, com o desmantelamento de 20 quadrilhas organizadas. As estatísticas relativas ao 10º Batalhão da Polícia Militar de Luziânia apontam para uma sensível redução nos índices de criminalidade nos municípios do Entorno do Distrito Federal.

Ao falar na solenidade onde as estatísticas foram apresentadas, a juíza criminal de Luziânia, Renata Faria Costa, reforçou que os números mostrados representam uma realidade que se vê nos processos que tramitam no Judiciário, onde pode ser constatada, por exemplo, a redução nos índices de crime contra vida.  

Marconi promete atuar em prol do SUS, no Senado Federal  

Em reunião de apresentação de propostas em Jussara na tarde de ontem, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), candidato da coligação Goiás Avança Mais ao Senado Federal, afirmou que em Brasília vai atuar para que a União destine mais recursos para o setor de saúde de Estados e municípios. “Vou fazer uma pressão muito grande, em articulação com outros senadores, para que o governo federal reajuste a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Marconi Perillo.

A tabela contém as referências de preços dos serviços de saúde e está defasada, obrigando Estados e municípios a complementarem os valores. “O SUS faz de conta que tem uma tabela, mas, se os Estados e os municípios não a complementam, não tem UTI, não tem cirurgia, não tem exame”, afirmou Perillo.

De Jussara, Marconi seguiu para Iporá e São Luis de Montes Belos. Ainda em Jussara, acompanhado de lideranças locais, Marconidisse que sua missão no Senado será atuar, ao lado do governador Zé Eliton (PSDB), candidato à reeleição, para que as conquistas sociais sejam garantidas e ampliadas. “Vamos avançar garantindo e ampliando as conquistas”, afirmou.

“Tem candidato falando em mudança, mas quer é tirar os direitos das pessoas, principalmente as mais humildes. Não podemos deixar que ganhem aqueles que vão perseguir o nosso povo”, disse o ex-governador. 

Marconi afirmou que, com Zé Eliton, o Governo de Goiás vai continuar trabalhando em parceria e de forma republicana com todos os prefeitos, “para garantir que as demandas dos goianos sigam sendo atendidas a contento”, declarou Perillo.  

Veja Também