Goiânia é uma das 14 capitais com pré-candidatos definidos do União Brasil

Presença do partido em capitais fortalece a ideia de disputar a presidência em 2026

Postado em: 05-07-2024 às 05h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia é uma das 14 capitais com pré-candidatos definidos do União Brasil
Goiânia é uma das 14 capitais com pré-candidatos definidos do União Brasil Foto: Divulgação

Goiânia é uma das 14 capitais com pré-candidatos definidos do União Brasil. A definição ocorreu em reunião de lideranças da legenda, na última terça-feira (2), mas não é definitiva. Podem ocorrer desistências, mas os nomes colocados já indicam prioridades da legenda. 

Um caso curioso é que não foi incluído o deputado federal Kim Kataguri, que tenta concorrer em São Paulo. Na capital paulista, é possível que o partido apoie a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB). O intuito seria a manutenção do controle da Câmara Municipal. 

Entre os nomes definidos está o pré-candidato do governador Ronaldo Caiado à prefeitura de Goiânia, o empresário Sandro Mabel. Além dele, constam as pré-candidaturas de Manaus (Roberto Cidade), Salvador (Bruno Reis), Teresina (Silvio Mendes), Cuiabá (Eduardo Botelho), Campo Grande (Rose Modesto), Natal (Paulinho Freire), Fortaleza (Capitão Wagner), Porto Velho (Mariana Carvalho), Boa Vista (Catarina Guerra ou Nicoletti), Curitiba (Ney Leprevost), Porto Alegre (Dr. Thiago), Aracaju (Yandra Moura) e Rio de Janeiro (Rodrigo Amorim).

Continua após a publicidade

A presença do União Brasil em capitais fortalece a ideia da legenda de disputar a presidência em 2026. Nessa perspectiva, o governador Ronaldo Caiado é o pré-candidato da legenda ao Planalto. 

Desde o ano passado, o governador fala abertamente sobre disputar a presidência. Além disso, ele busca o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para se fortalecer na disputa e fazer oposição ao possível projeto de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em meados de junho, o União Brasil começou seus encontros nacionais. O evento, que terá desdobramentos e ocorre em virtude das eleições municipais – e do futuro -, ocorreu, justamente, em Goiás. No dia 15 do último mês, lideranças nacionais filiadas ao partido se reuniram no Atlanta Music Hall, em Aparecida de Goiânia. Na ocasião, Caiado foi enaltecido por correligionários presentes na ocasião, como o presidente nacional da sigla, Antônio Rueda, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, e o senador da República e ex-juiz Sergio Moro. 

Durante discurso, Moro enfatizou que Caiado atende às prerrogativas para disputar o Palácio do Planalto em 2026 e ressaltou qualidades políticas do goiano. “86% da população de Goiás não pode estar errada. Governador Ronaldo Caiado é o governador mais bem avaliado do país. Vim prestigiá-lo. O Brasil precisa de liderança”, disse o ex-juiz da Lava Jato.

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente da sigla, ACM Neto, citou que o evento se tratava do primeiro encontro do que classificou como “novo União Brasil”, após Antônio Rueda tomar posse da presidência nacional da sigla na semana passada. “O nosso partido é muito forte em todos os estados do país. Poderia ter acontecido em muitos outros lugares, entretanto, nós decidimos que o primeiro teria que acontecer em Goiás. Há aqui uma demonstração muito clara do que nos traz a Goiás: a verdadeira união pelo Brasil começa hoje aqui no Centro-Oeste, aqui em Goiás, com Ronaldo Caiado, o nosso futuro presidente deste país”, bradou. 

Ao fim do encontro, o presidente do partido, Antônio Rueda, chamou as lideranças presentes no evento para ficarem de pé no palco enquanto falava das intenções políticas da sigla. Além de enaltecer Caiado, ele confirmou a ideia de viabilizá-lo candidato à Presidência. “O Caiado é um símbolo do partido e tem trabalhado muito ao longo de 30 anos fazendo política pública. Passou por todos os estágios, foi deputado federal, senador, governador por duas vezes e é uma pessoa experimentada, representa o partido e vamos em frente”, afirmou.

Veja Também