O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Recuou?

Fazenda nega mensalidade para alunos de universidades federais

Mensalidade seria apenas para alunos ricos; ministério diz que nunca houve estudo que cogitasse tal cobrança

Postado em 8 de julho de 2024 por Thiago Borges
Fazenda negou cobrança de mensalidade para estudantes universitários Foto: Reprodução

O Ministério da Fazenda negou, via nota publicada, nesta segunda-feira (8) que existem estudos para explorar uma possível cobrança de mensalidade para alunos de universidades federais. Além disso, o ministério negou ter a intenção de mudar regras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“Tais iniciativas jamais estiveram entre as medidas em análise pela pasta”, disse o Ministério da Fazenda na nota. A nota foi publicada a fim de confrontar uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, intitulada: “Governo cogita cobrar de alunos ricos em federais e mudar Fundeb para ajustar contas”.

Clique e siga a comunidade do O Hoje no WhatsApp

A reportagem destaca que 1,3 milhão de estudantes das universidades federais seriam afetados. Ademais, o Fundeb teria redução de 70% para 60% do fundo destinado ao pagamento de profissionais da educação básica em efetivo exercício.

Além disso, o Ministério da Fazenda ainda diz que não foi procurado pelo jornal antes da veiculação da matéria, “o que impediu uma manifestação oficial antes da publicação”.

Leia mais:

Câmara dos Deputados deve votar reforma tributária nesta semana

Bolsonarismo marca mais presença que petismo nas principais cidades goianas

Leandro Vilela vai intensificar agenda esta semana em Aparecida

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também