Leandro Vilela e a estratégia de alcançar a classe D em Aparecida 

Vilela promete alcançar coração de familiares de oito mil crianças de 6 meses até cinco anos que aguardam vagas em Cmeis

Postado em: 25-07-2024 às 05h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Leandro Vilela e a estratégia de alcançar a classe D em Aparecida 
Leandro Vilela. Foto: Phellipe Gabriel Granja

Pré-candidato à prefeitura de Aparecida, Leandro Viela (MDB) está correndo – o que é normal – contra o tempo para apresentar-se ao eleitorado da cidade. Para tanto, tem buscado entender, junto com a equipe remanescente da gestão do atual prefeito, Vilmar Mariano, o que a população mais quer. Por isso, compreendeu que é necessário aumentar o quantitativo de vagas de Cmeis para crianças aparecidenses. 

Vilela garante que, caso chegue ao posto de prefeito da cidade, fará parceria com entidades da sociedade civil e com o governo de Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado para ampliar o número de vagas em Centro Municipais de Educação Infantil (Cmeis) para atender a demanda de oito mil crianças de seis meses a cinco anos, que necessitam de atendimento na rede de educação infantil. 

O emedebista lembra que quando Maguito Vilela assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2009, Aparecida tinha apenas nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).  Ou seja, entre a emancipação política, em 14 de novembro de 1963, até 2008, as gestões anteriores implantaram apenas 9 Cmeis. 

Continua após a publicidade

“Maguito conseguiu junto ao Ministério da Educação recursos para fazer mais de 20 CMEIs e por isso Aparecida tem 33 CMEIs em funcionamento agora. Como deputado federal, ajudei Aparecida nesta conquista e agora, como prefeito, com a benção de Deus e a aprovação popular, vamos resolver de uma vez por todas essa demanda das mães de Aparecida”, argumentou Leandro Vilela.

A proposta de Leandro consiste em pagar pelas vagas em entidades filantrópicas ou privadas para resolver o problema já no primeiro ano de governo. 

De acordo com o pré-candidato, o projeto consta da criação de um vale-creche. “Vamos criar um vale-creche com repasse mensal para que as crianças sejam matriculadas em unidades privadas próximas às suas casas, sob custeio da Prefeitura. Nosso intuito é ter as crianças nas salas de aula e também ajudar pais e mães da cidade, para que tenham segurança ao deixar seus filhos quando saírem para trabalhar”, salientou.

Para custear esse vale, Leandro Vilela afirma que vai buscar apoio junto ao governador e à primeira-dama e presidente da OVG, Gracinha Caiado. “Nós também vamos firmar mais parcerias com instituições filantrópicas e religiosas para inserir as crianças em uma unidade de ensino infantil. Essa medida do vale é para atender as demandas de imediato caso sejamos eleitos”, sublinhou.

Além disso, Leandro assegura que vai construir mais Cmeis, porém acredita que a criação do vale-creche é mais ágil e eficiente para atender mais de oito mil crianças já no primeiro ano de mandato.

Antes do processo de transformação iniciado por Maguito Vilela e continuado por Gustavo Mendanha, Aparecida tinha apenas nove Cmeis e seis entidades conveniadas. Agora, são 33 Cmeis, que são geridos diretamente pela Prefeitura, e 32 Centro de Educação Infantil (CEIs), sob gestão de entidades conveniadas. Ao todo, agora Aparecida tem 65 unidades de educação infantil. No passado, eram apenas 15. (Especial para O Hoje)

Veja Também