Governo lança app para bloquear celulares roubados

Aplicativo conta com parcerias entre o governo e instituições como a Anatel, e Federação Brasileira de Bancos (Febraban)

Postado em: 20-12-2023 às 09h23
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo lança app para bloquear celulares roubados
Aplicativo conta com parcerias entre o governo e instituições como a Anatel, e Federação Brasileira de Bancos (Febraban) | Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (19/12), o governo federal lançou o aplicativo “Celular Seguro”, disponível nas lojas de aplicativos android e IOS. O principal propósito dessa ferramenta é auxiliar na prevenção do acesso de criminosos à linha telefônica e aos aplicativos bancários.

Anunciado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o aplicativo “Celular Seguro” conta com parcerias entre o governo e instituições como a Anatel, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e instituições financeiras.

Além da Anatel e Febraban, o “Celular Seguro” conta com a parceria da ABR Telecom e bancos como a Caixa, Inter, Banco do Brasil, Bradesco, Sicredi e Sicoob. Com expansão prevista  para parcerias como iFood, Uber, 99, Mercado Livre e Nubank que também deverão aderir ao programa.

Continua após a publicidade

Mesmo com várias funcionalidades, o serviço do aplicativo não substitui a necessidade de comunicação com as autoridades policiais, operadoras de telefonia e instituições financeiras em caso de furto ou roubo.

A iniciativa vem sendo discutida desde agosto de 2023, com reuniões entre o ministério, entidades setoriais, agências regulatórias e empresas de telefonia e tecnologia. Conforme indicado pelo  Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o app chega num contexto de aumento significativo (16,6%) no número de casos de furtos e roubos de celulares no último ano. 

O que dizem os especialistas ?

Em entrevista exclusiva ao G1, o diretor de tecnologia da empresa de telecomunicações Sage Networks, Thiago Ayub, disse que o esforço é bem-vindo, mas lembrou que outras iniciativas já foram burladas por criminosos. “Se burla semelhante ocorrer novamente, essa nova iniciativa terá sua eficácia reduzida”, disse.

Ele também enfatizou a importância de incluir fabricantes de celular e desenvolvedoras de sistemas no programa do governo.

“Essas ações terão uma chance de sucesso bem maior, seja utilizando outro tipo de identificação não alterável do aparelho, seja impedindo o mecanismo de troca de IMEI [código de identificação do aparelho] que criminosos já demonstraram serem aptos a fazer”, disse.

O presidente da Associação Brasileira de Segurança Cibernética, Hiago Kin, alertou para possíveis mal-entendidos que o novo app pode causar. Para ele, usuários poderão se confundir e pensar que a ferramenta bloqueia celulares, quando, na verdade, apenas notifica outras instituições.

“O maior risco à população se dá por meio das brechas a ataques de engenharia social, como usuários sendo enganados, a partir de comunicações falsas de que ‘seus números serão bloqueados por um app do governo'”, afirmou Kin.

Como instalar o aplicativo ? 

Com o celular em mãos, abra  a loja de aplicativos no seu dispositivo móvel. Isso pode ser a App Store (para usuários de iOS) ou a Google Play Store (para usuários de Android).

Utilize a barra de pesquisa na loja de aplicativos e digite “Celular Seguro”, clique na opção de busca. Ao encontrar o aplicativo correto, clique no botão “Instalar” para iniciar o download e a instalação no seu dispositivo.

Com o aplicativo já instalado, para usar é preciso ser cadastrado no gov.br; Depois, aceitar os termos de uso do app. 

Com o login efetuado, registre o número do celular; pode ser mais de um, desde que ligado ao seu cpf. É opcional cadastrar uma pessoa para fazer a denúncia em seu lugar; ela também precisa ter cadastro no gov.br e baixar o app.

Em caso de roubo/furto/perda, você ou a pessoa de confiança criam uma ocorrência. Após criada, o app notificará a Anatel e os bancos parceiros e vai gerar um número de protocolo. 

Lembra-se que, mesmo após avisar no aplicativo, registre um boletim de ocorrência. 

Veja Também