Universidade Federal de São Carlos desenvolve o Kawã, um jogo educativo que une tecnologia e tradição para explorar e preservar a cultura Maraguá

O Kawã, destinado a alunos e professores, mergulha nas tradições dos Maraguá, destacando elementos culturais e narrativas de assombração do povo indígena amazônico.

Postado em: 10-01-2024 às 10h15
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Universidade Federal de São Carlos desenvolve o Kawã, um jogo educativo que une tecnologia e tradição para explorar e preservar a cultura Maraguá
A cultura dos Maraguá, rica em caça, guerra e pesca, ganha vida no jogo, explorando rituais de transição e pinturas corporais que fundamentam a 'jornada do herói'. | Foto: Instagram

A preservação e disseminação da rica cultura indígena ganha novos horizontes com a digitalização das línguas, mitos e tradições. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do Laboratório de Pesquisa Linguagens em Tradução (Leetra), destaca-se nesse movimento, impulsionando uma abordagem inovadora. O Laboratório Leetra, focado em estudos interculturais indígenas, propõe a recriação de lendas por meio de jogos digitais, promovendo uma fusão entre tecnologia e tradição.

O Kawã, desenvolvido pelo Laboratório Leetra, é uma peça chave nessa iniciativa, voltado para alunos e professores do ensino infantil e fundamental. Sua proposta é envolver os participantes em práticas de alfabetização e letramento interdisciplinares, trazendo elementos culturais da tradicional comunidade Maraguá e explorando narrativas de assombração do povo indígena amazônico. Uma ponte digital que conecta as gerações, preservando e compartilhando a riqueza cultural.

A cultura dos Maraguá, habitantes do Baixo Amazonas, é exibida com orgulho no jogo Kawã. Caçadores, guerreiros, e pescadores habilidosos, os Maraguá incorporam em sua tradição a produção de cerâmica, rituais de transição para a idade adulta e pinturas corporais. Esses elementos fundamentais são explorados nos jogos desenvolvidos pelo laboratório, proporcionando uma experiência imersiva e educativa.

Continua após a publicidade

O jogo Kawã não apenas mergulha nas tradições, mas também serve como uma plataforma para conscientização sobre desafios enfrentados pelas comunidades indígenas. Recentemente, as comunidades ribeirinhas e tradicionais, incluindo os Maraguá e Munduruku, foram prejudicadas por ações ilegais de pesca. O jogo destaca essas questões, incentivando uma compreensão mais profunda e sensível das dificuldades enfrentadas por essas comunidades.

Por trás do Kawã, estão escritores indígenas como Elias Yaguakãg, Lia Minapoty, Roni Wasiry Guará, Uziel Guaynê e Yaguarê Yamã, cujas obras serviram de inspiração. A facilidade de acesso a essas obras na internet amplifica a proposta do jogo, conectando a audiência às fontes autênticas.

Veja Também