Em Brasília, Caiado trata de obras a serem construídas em Goiás com apoio do Governo Federal

Postado em: 23-06-2021 às 11h22
Por: Victoria Lacerda
Foram debatidos os próximos passos para a criação do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária, em Anápolis | Foto: Reprodução

O governador Ronaldo Caiado (DEM) se reuniu na última terça-feira (22/06), em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, onde discutiram a criação do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária.

Foram debatidos os próximos passos para a criação do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária, em Anápolis, e confirmada a data para instalação da pedra fundamental da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), em Mara Rosa (GO). 

Já na Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Economia, Caiado tratou sobre a concessão do terreno onde será construído o Hospital do Câncer de Goiás, em Goiânia.

Ferrovias

Na audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ficou decidido que o Memorando de Entendimento (MoU) para a implantação do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária será assinado no dia 15 de julho durante evento em Anápolis, município que sediará a unidade. “Será a planta mais estruturada da América Latina. Algo semelhante só existe nos Estados Unidos”, destacou.

O complexo irá funcionar no Centro de Convenções de Anápolis e deve contar com recursos das concessionárias de ferrovias no Brasil, depositados em um fundo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A verba será aplicada na implantação e manutenção da estrutura, que poderá atender todas as concessionárias do Brasil, como a Rumo e a Vale do Rio Doce.

“A Universidade Estadual de Goiás (UEG), e outras instituições, poderão expandir o apoio com a construção de laboratórios para desenvolver técnicas sofisticadas. Vai atender toda demanda de vagões, locomotivas, trilhos, dormentes”, exemplifica o governador.

Tarcício Gomes ainda confirmou ao governador goiano a data para instalação da pedra fundamental da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), em Mara Rosa (GO). De acordo com o Governo do Estado, o ato será realizado na primeira quinzena de agosto, com expectativa de participação do presidente da República, Jair Bolsonaro. A obra deve começar a partir da construção de um trecho de 30 quilômetros.

Hospital do Câncer

Já na Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Economia, Caiado tratou sobre o impasse de ordem burocrática que ocorreu na transferência do terreno onde será construído o Hospital do Câncer de Goiás. A área anteriormente pertencia Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e chegou a ser doada ao Estado. No momento, as tratativas ocorrem junto à SPU. “Falamos com o secretário, coronel Mauro Filho, que se colocou à inteira disposição para resolver o mais rápido possível”, assegurou o governador.

A unidade de saúde terá espaços para internação, ambulatório, recuperação, quimioterapia, radioterapia, cirurgia, parte robótica, leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), e também áreas para abrigar familiares dos pacientes que estiverem em tratamento e que residam em outros municípios.  “Queremos começar pela ala do tratamento oncológico de crianças. Depois, de adultos. A planta já está pronta, o terreno totalmente avaliado, a topografia feita. Concluída a parte documental, iniciaremos as obras”, projetou Caiado.

Compartilhe: