Fim de semana: 9 parques em Goiânia que todo mundo precisa conhecer

Os espaços são uma opção acessível de lazer, ideal para quem quer sair da rotina ou fazer um passeio ao ar livre

Postado em: 23-07-2021 às 17h30
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Fim de semana: 9 parques em Goiânia que todo mundo precisa conhecer
Os espaços são uma opção acessível de lazer, ideal para quem quer sair da rotina ou fazer um passeio ao ar livre | Foto: Jardim Botânico de Goiânia/Reprodução

Quem conhece Goiânia sabe que a capital se destaca por ter muito verde graças aos seus diversos parques. Segundo a Prefeitura de Goiânia, são 42 espalhados pela cidade, considerada uma das mais arborizadas do Brasil.

Com sombras confortáveis, belas paisagens verdes e muito espaço para aproveitar, os parques são uma excelente alternativa de lazer ao ar livre, listamos 9 parques para conhecer em Goiânia. Espaços ideais para praticar exercícios físicos, programar um piquenique com as crianças ou fazer um passeio diferente com os amigos.

1) Bosque dos Buritis

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução

Proposto no Plano Original da cidade em 1933, é repleto de árvores, lagos, e plantas rasteiras. Possui mais de 140 metros quadrados e abriga três lagoas artificiais, abastecidas pelo córrego Buriti e por canais subterrâneos. Além do contato com a natureza, quem visita o Bosque pode aproveitar para conhecer o Museu de Arte de Goiânia, que tem um rico acervo de pinturas, gravuras, esculturas e fotografias assinadas por artistas regionais.

Endereço: Avenida Assis Chateaubriand, Setor Oeste.

2) Parque Lago das Rosas

Foto: Reprodução

Construído na década de 1940, é um dos parques mais antigos da capital. Fica em uma área com mais de 300 mil metros quadrados e tem um belíssimo lago, famoso pelos pedalinhos que os visitantes podem alugar ali. Está localizado no Setor Oeste, ao lado do Zoológico de Goiânia.

Endereço: Alameda das Rosas e a Avenida Anhanguera, Setor Oeste.

3) Parque Areião

Foto: Reprodução

Localizado na Região Sul de Goiânia, o Areião fica no Setor Pedro Ludovico, próximo à Polícia Federal e ao Campo do Goiás. Tem pista de corrida, estação de ginástica, parque infantil, lago e área de preservação permanente com vegetação de floresta e espécies de fauna nativa. Em um passeio por lá, ainda é possível ver de perto os macacos que vivem no parque.

Endereço: Rua Alameda Coronel Eugênio Jardim com as avenidas Americano do Brasil, Edmundo P. Abreu, Quinta Radial e Rua 90, Setor Pedro Ludovico.

4) Parque Beija-Flor

Foto: Reprodução

O Parque Beija-flor é uma excelente opção para quem quer entrar em contato com a natureza sem sair da cidade. São mais de 35 metros quadrados de muito verde e os pássaros fazem visitas frequentes. É um local tranquilo, perfeito para relaxar e ler um livro.

Endereço: Avenida Venerando de Freitas Borges e Rua J-22, Setor Jaó.

5) Parque Botafogo

Foto: Reprodução

Localizado no Centro de Goiânia, ao lado do Parque Mutirama, o parque conta com um lago, pista para caminhada, espaços para ginástica e quadras. É ideal para momentos de lazer e para a prática de exercícios físicos.

Endereço: Avenidas Araguaia e Contorno e Ruas CD-200A, 200B e 200C, Centro.

6) Parque Cascavel

Foto: Reprodução/Jackson Rodrigues

Excelente local para fazer um piquenique com a família ou brincar com as crianças. Localizado na Região Sul de Goiânia, conta com quase 300 metros quadrados. Tem lago, pista de corrida, estações de ginástica e uma linda vista.

Endereço: Avenidas Guarapari, Leblon, Alameda Aliança, Ruas do Siri, da Palombeta, da Ostra, Guarujá e Copacabana. Jardim Atlântico.

7) Parque Flamboyant

Foto: Reprodução

Um dos principais cartões-postais de Goiânia, o Parque Flamboyant fica no Jardim Goiás. Conta com ciclovias, pistas de corrida, estações de ginásticas, parque infantil e dois belos lagos, onde é possível inclusive enxergar alguns peixinhos. Local muito procurado para prática esportiva e momentos com a família.

Endereço: Ruas 15,12, 46, 55, 56 e a Avenida H, Jardim Goiás.

8) Jardim Botânico

Foto: Reprodução

Fundado em 1978, o Jardim Botânico de Goiânia é a maior área verde da cidade. Além de abrigar um remanescente de área fechada de mata, com espécies nativas do cerrado e animais silvestres, possui um lago, pista de caminhada, e um borboletário que torna o parque ideal para um passeio diferente com as crianças.

Endereço: Alameda do Contorno, Jardim Santo Antônio.

9) Parque Vaca Brava

Foto: Reprodução

Cartão-postal da cidade, o Vaca Brava é um dos parques mais visitados da capital. Fica no Setor Bueno, em frente ao Goiânia Shopping. Tem um belíssimo lago e um charmoso bosque, além de ser perfeito para apreciar o pôr do sol tomando uma água de coco.

Endereço: Avenidas T-5, T-10, T-13, T-15 e T-66, Setor Bueno.

Veja Também