PF investiga supostos desvios na Saúde por ‘OS’ do MS em Goiânia, DF e SP

A Polícia Federal (PF) do Mato Grosso do Sul, a Receita Federal e a Controladoria Geral da União, deflagraram na manhã desta

Postado em: 04-08-2021 às 11h19
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: PF investiga supostos desvios na Saúde por ‘OS’ do MS em Goiânia, DF e SP
Apesar de constar como sem fins lucrativos, os investigadores identificaram recebimentos de R$ 1 bilhão entre 2014 e 2019 pela entidade | Foto: PF

A Polícia Federal (PF) do Mato Grosso do Sul, a Receita Federal e a Controladoria Geral da União, deflagraram na manhã desta quarta-feira (04/08), a Operação SOS-Saúde, para investigar uma suposta organização criminosa especializada em desviar dinheiro da Saúde. Endereços na Capital e em outros estados foram alvos de busca e apreensão.

Segundo os investigadores, o grupo é acusado da prática de falsificação de documentos, dispensa irregular de licitação, peculato e organização criminosa. Ao todo, forma cumpridos 34 mandados de busca e apreensão, sendo 25 endereços diferentes: 10 localizados em Goiânia, 11 em São Paulo, três em Brasília (DF) e um em Campo Grande (MS). Foi feito também o sequestro de bem, direitos e valores dos envolvidos.

Esse inquérito foi instaurado em 14 de fevereiro de 2019 e vem apurando suspeitas de irregularidades praticadas por Organização Social entre 2016 a 2017, quando administrava, na época, o Hospital Regional Dr. José Simone Netto, localizado em Ponta Porã (MS).

Continua após a publicidade

De acordo com a polícia, a ‘OS’, formalmente sem fins lucrativos, cresceu exponencialmente desde a criação em 2011, chegando a administrar diversas unidades de saúde espalhadas por vários estados como Mato Grosso do Sul (MS), Paraíba (PB), São Paulo (SP), Bahia (BA), Goiás (GO) e Mato Grosso (MT). O volume de valores financeiros recebido soma-se quase R$1 bilhão entre 2014 e 2019.

Veja Também