Para que servem os pelinhos do pneu?

Descubra mais detalhes sobre essa característica presente na maioria dos pneus

Postado em: 26-04-2024 às 13h42
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: Para que servem os pelinhos do pneu?
Pelinhos dos pneus | Foto: Envato

Se você já parou para reparar no pneu do carro ou moto? Caso já tenha dado uma olhada, vai ter percebido que eles possuem pelinhos de borracha, mas já vou te dizendo que por incrível que pareça, eles não servem para nada!

Isso mesmo, não tem de fato uma função para esses pelinhos, mas posso te contar o motivo deles estarem presentes em muitos pneus por aí. Bom, estes pelos são resultado do excesso de borracha que escorre do molde durante a fabricação.

Algumas marcas fabricadoras decidem vender os pneus com estes pelinhos, já outras cortam-nos. De qualquer forma, mesmo que não sejam retirados, os pelos acabam sendo removidos ao passar o tempo, conforme a borracha entra em contato direto com a pista.

Continua após a publicidade

Mas realmente, se o seu pneu novo vier sem pelinho, não se preocupe, pois a presença ou a falta do mesmo não prejudica a funcionalidade do pneu e sequer interfere no desempenho do produto.

Atenção, é sempre importante ficar de olho nos pneus do carro e reparar se ele está ficando “careca”. De acordo com o Código e Trânsito Brasileiro (CTB), o item deve ter substituído quando a profundidade dos sulcos da banda de rodagem atingem 1,6 mm.

Além disso, se o seu pneu estiver apresentando bolhas ou deformações, a indicação é que o substitua imediatamente, independente da profundidade dos sulcos.

E quanto a validade do pneu, o ideal é que seja trocado a casa 5 anos, mesmo se não tiver sido muito rodado. Uma vez que fatores externos como, luz solar, temperatura e umidade, influenciam a vida útil do item.

Veja Também