Lifting Facial é utilizado para diminuir marcas de expressão e deixar a pele com aspecto jovial

Recomenda-se que o procedimento seja feito a partir dos 45 anos e por um profissional capacitado

Postado em: 15-08-2021 às 14h41
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Lifting Facial é utilizado para diminuir marcas de expressão e deixar a pele com aspecto jovial
Recomenda-se que o procedimento seja feito a partir dos 45 anos e por um profissional capacitado | Foto: Reprodução.

O lifting facial, também chamado de ritidoplastia, é um processo estético que pode ser realizado para diminuir as rugas do rosto e do pescoço, reduzir a flacidez da pele e remover o excesso de gordura do rosto, dando um aspecto mais jovem e bonito. Por ser um procedimento que demanda cuidado e atenção, o procedimento pode demorar cerca de cinco horas, além de ser feito sob anestesia geral e é necessária a internação por um dia.

Em alguns casos, pode-se optar também por realizar outras cirurgias como a befaroplastia, que consiste em um procedimento para corrigir as pálpebras. Tratamentos cosmiátricos, como o peeling ou laser ablativo, complementam o resultado da cirurgia, deixando a pele mais vistosa.

É recomendado que o lifting facial seja feito a partir dos 45 anos por um profissional capacitado. Apesar de ser feito com o objetivo de diminuir os sinais de envelhecimento, não é capaz de retardar ou parar o processo de envelhecimento. É realizado quando a pessoa deseja corrigir rugas profundas, dobras, marcas de expressões, flacidez, rosto muito fino, acumulo de gordura no pescoço, entre outros.

Continua após a publicidade

“O lifting facial é uma cirurgia plástica estética que torna o rosto mais jovem, com pele mais esticada e bonita, provocando bem-estar e aumentando a autoestima. A ritidoplastia corresponde a um processo complexo e, por isso, o seu custo é um dos mais elevados dentre as cirurgias plásticas”, detalhou o cirurgião plástico Fernando de Nápole.

Os resultados da cirurgia só são visíveis cerca de seis meses após a operação. Na maioria dos casos, a cirurgia não é para o resto da vida, por isso os resultados sofrem alterações ao longo dos anos, uma vez que o lifting facial não interrompe o processo de envelhecimento, apenas diminui os sinais. Os resultados da cirurgia podem ter interferência do ganho de peso e da exposição prolongada ao sol, por exemplo.

Como é feito o Lifting Facial

A cirurgia é realizada por um cirurgião, sendo necessário tomar anestesia geral ou sedação, com auxílio de remédios para dormir profundamente e diminuir a sensação de dor. Antes de iniciar o procedimento é necessário fazer uma avaliação geral do estado de saúde com exame de sangue e eletrocardiograma. Ainda é questionada a presença de doenças, uso de remédios regulados, uso de cigarro ou alergias que podem comprometer a recuperação.

Além disso, é recomendado evitar remédios como Ácido Acetilsalicílico (AAS), Melhoral, Doril ou Coristina. Também é indicado que o paciente suspenda o uso de cigarro pelo menos um mês antes da cirurgia e o uso de cremes faciais dois dias antes da cirurgia. É fundamental, ainda, fazer jejum de pelo menos 8 a 10 horas antes do tratamento ou de acordo com a indicação médica.

Durante o procedimento existem também algumas orientações que devem ser seguidas, como prender o cabelo em várias mechas pequenas para evitar contaminar a pele e facilitar a realização da cirurgia. Ao longo do lifting facial, são aplicadas picadas no rosto para anestesia geral, posteriormente são feitos cortes para costurar os músculos da face e cortar a pele em excesso. Os cortes são feitos seguindo a linha do cabelo e da orelha, sendo estas menos visíveis caso haja formação da cicatriz.

Processo de Recuperação

A recuperação da cirurgia de lifting facial é lenta e causa alguns desconfortos durante a primeira semana. Durante o pós-operatório também tem recomendações imprescindíveis como tomar remédios para controlar a dor, dormir de barriga para cima, manter a cabeça e pescoço enfaixados, drenagem linfática e evitar o uso de cosméticos durante a primeira semana.

“Em alguns casos, recomendo aplicar compressas geladas na face para reduzir o inchaço durante cerca de dois minutos na primeira semana. Além disso, no caso de ter pontos visíveis no rosto, estes são retirados cerca de 15 dias depois da cirurgia, sendo fundamental não realizar esforços, pintar o cabelo ou exposição solar nos primeiros 30 dias”, explica o Dr. Fernando.

Além disso, podem existir complicações. O lifting facial geralmente provoca manchas roxas na pele, inchaço e pequenos hematomas que vão desaparecendo durante as três primeiras semanas pós-cirurgia. No entanto, pode ser que o paciente tenha a cicatriz torta, larga, grossa ou escura, além de haver abertura da cicatriz, endurecimento abaixo da pele, sensibilidade diminuída da pele, paralisação facial, assimetria na face e infecção. Caso haja complicações, pode ser necessário fazer retoques na pele para melhorar o resultado da cirurgia.

Veja Também