TikTok: por que a plataforma de criação e compartilhamento de vídeos se tornou um fenômeno?

O aplicativo chinês revolucionou a forma de produzir e consumir conteúdo na internet

Postado em: 12-09-2021 às 10h05
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: TikTok: por que a plataforma de criação e compartilhamento de vídeos se tornou um fenômeno?
O aplicativo chinês revolucionou a forma de produzir e consumir conteúdo na internet. | Foto: Reprodução

De origem chinesa, o TikTok é uma plataforma de vídeos que vem crescendo desde 2018, mas foi nos últimos dois anos que o aplicativo se popularizou e ganhou força. Hoje, seus vídeos se fazem presente até mesmo em outras plataformas, onde são replicados e ganham ainda mais alcance.

Apesar do seu sucesso, no entanto, o TikTok ainda enfrenta a desconfiança de muitas pessoas. Um dos motivos foi a tentativa do ex-presidente Donald Trump de proibir o aplicativo no território dos Estados Unidos da América, além do suposto uso indevido de dados pela plataforma. Mas para além das polêmicas, o TikTok se tornou um espaço de reinvenção, um terreno para a criação de algo novo. Por meio de vídeos curtos, o aplicativo se destaca na criação de conteúdos de diversas áreas.

O sucesso da rede social se deve em muito às suas inovações. Fazendo uso intensivo de um elemento que até então era subestimado pelas outras redes sociais, o áudio ganha destaque no TikTok. Lá, a maioria dos memes é reproduzida a partir do som, e não da imagem, como costumava acontecer. Essa novidade, atrelada ao uso do vídeo, que torna o meme 3D, mudou a forma de fazer piadas, que agora parecem incompletas quando reproduzidas apenas em texto e imagem 2D.

Continua após a publicidade

O áudio também é o protagonista dos virais de “dancinhas”, coreografias reproduzidas massivamente dentro e fora da plataforma. No TikTok, os vídeos podem ser encontrados reunidos pelo áudio que possuem, o que demonstra a relevância desse recurso no aplicativo. Essa valorização do som, junto ao enorme alcance que a rede possui hoje, é a responsável pela influência do TikTok na indústria musical, de forma que as músicas populares no aplicativo viralizam também nos serviços de streaming.

Outro diferencial está no formato de entrega dos conteúdos. No TikTok, a página de acesso inicial não reúne os conteúdos postados pelas pessoas que o usuário segue, como ocorre na maioria das demais redes sociais. Os vídeos dos “amigos” podem ser acessados na aba ao lado, mas o consumo mais intenso se faz na chamada “For You Page” – em português, “página para você”, onde são reunidos vídeos que o algoritmo considera adequados a cada usuário.

Esse formato facilita que os vídeos se tornem virais, independentemente da quantidade de seguidores da conta que publicou o conteúdo, visto que o alcance é superior ao possível no formato clássico, que prioriza seguidores. Essa característica é um grande atrativo para criadores de conteúdo, que têm suas chances de sucesso multiplicadas no TikTok.

Essa forma de entrega dos vídeos torna a plataforma inesgotável. Em outras redes sociais, como o acesso a conteúdos produzidos por pessoas que você não segue não é o principal, a linha do tempo ou o feed podem se tornar enjoativos. O mesmo não ocorre no TikTok, que é conhecido por deixar os usuários presos por muito mais tempo que outros aplicativos. Em tempos tediosos de pandemia, esse diferencial foi um dos principais responsáveis por conquistar novos usuários no último ano.

A rede social se diferencia ainda pelo uso da marca d’água com o nome do usuário quando o vídeo é replicado em outras plataformas, o que também aumenta o seu alcance. Outro ponto de destaque é a possibilidade de “editar” vídeos simultaneamente à gravação, por meio de cortes. Esse recurso facilita a produção de conteúdos muito bem elaborados em pouquíssimo tempo, acelerando o ritmo de criação.

Somando esses fatores que transformaram a maneira de produzir e consumir conteúdo, o TikTok se tornou uma espécie de comunidade, dona de uma cultura própria e inacessível a quem não faz parte da rede. Popularizando coreografias, memes reproduzidos em forma de piadas internas, cujo entendimento depende do uso do aplicativo, e músicas lançadas anos atrás que voltam a ocupar o topo das paradas, o aplicativo possui hoje mais de um bilhão de usuários, e deixa para as demais redes sociais o desafio de se reinventar, e rápido.

Veja Também