Usar “caneta” pressurizada em procedimentos estéticos pode causar danos permanentes, alerta FDA

As vendas deste tipo de produto são feitas diretamente para o consumidor final, sem consultas a um profissional de saúde.

Postado em: 12-11-2021 às 09h03
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Usar “caneta” pressurizada em procedimentos estéticos pode causar danos permanentes, alerta FDA
As vendas deste tipo de produto são feitas diretamente para o consumidor final, sem consultas a um profissional de saúde | Foto: Reprodução

A Food and Drug Administration (FDA) emitiu recentemente uma nota alertando para os riscos do uso da intradermoterapia pressurizada, também conhecida como “caneta” pressurizada, para procedimentos realizados na pele. O uso sem supervisão médica especializada pode causar danos permanentes na pele, cegueira e até AVC’s.

Segundo a agência reguladora dos Estados Unidos, as vendas deste tipo de produto são feitas diretamente para o consumidor final, sem consultas a um profissional de saúde, o que pode causar eventos adversos, com danos permanentes à pele, lábios e olhos.

“A caneta pressurizada é uma caneta sem agulha e, por isso, ela não perfura a pele. A substância entra na pele sob pressão e é por isso que ela é tão perigosa, principalmente quando se trata de preenchimento facial. Não é possível saber se aquele material que você está colocando vai atingir o tecido correto, nem se a aplicação está atingindo nenhuma artéria ou lesionando algum nervo”, pontua a biomédica pós-graduada em Saúde Estética, Ana Clara Brathwaite.

Continua após a publicidade

Os riscos são ainda maiores quando se trata de preenchimentos com ácido hialurônico. Para que seu uso seja seguro é necessária aplicação por parte de um profissional com formação em anatomia humana e conhecimento para realizar o procedimento.

“É como usar uma pistola para injetar o produto na pele. Além de fazer uma lesão muito grande por causa da pressão e romper muitos vasos, deixando roxo e causando dor, ainda existe o risco de causar uma necrose, uma cegueira se for próximo aos olhos ou até mesmo um trombo, que vai direto para carótida e poderia causar até um AVC”, alerta a biomédica.

A nota do FDA ainda adverte pacientes e profissionais de saúde para que compreendam os perigos de usar produtos não aprovados, que em alguns casos podem causar danos irreversíveis.

Veja Também