Câmara e Ministério de Minas e Energia negociam acordo para suspender reajuste na conta de luz

Arthur Lira, está negociando um acordo para suspender o aumento da conta de luz. A reunião ocorreu nas condições do PDL 94/22.

Postado em: 18-05-2022 às 14h32
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Câmara e Ministério de Minas e Energia negociam acordo para suspender reajuste na conta de luz
Arthur Lira negociou acordo para suspender o aumento da conta de luz. A reunião ocorreu nas condições do PDL 94/22 | Foto: Reprodução

Nesta quarta- feira (18/5), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), participou de uma reunião na qual foram negociadas formas de reduzir as tarifas de energia no país. No encontro, que contou com participação do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, as discussões se concentraram no PDL 94/22 (Projeto de Decreto Legislativo de Sustação de Atos Normativos do Poder Executivo). O projeto foi apresentado pelo deputado Domingos Netos (PSD-CE) e visa suspender autorização de reajuste emitida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no estado do Ceará.

Segundo informações da Agência Brasil, o encaminhamento da proposta veio por parte do Ministério de Minas e Energia. também participaram da reunião líderes de partidos, representantes da sociedade civil e da Aneel.

“Tivemos uma reunião bastante produtiva, onde o ministro Sachsida saiu daqui com a incumbência de se reunir com as distribuidoras, com a Aneel e com os parlamentares para discutir uma saída equilibrada para que possa, a partir desse momento, ter um encaminhamento de solução para diminuição desse repasse que, apesar de contratual, pode ser minimizado no momento ainda de grande dificuldade com a retirada da bandeira e com incremento desse aumento por das distribuidoras”, comentou Lira sobre as pautas de energia elétrica no Congresso.

Continua após a publicidade

Com a bandeira ‘verde’, a Minas Energia está querendo reajustar os valores e o aumento pode impactar a vida do consumidor. Só nesse ano, os reajustes nas contas de luz do consumidor chegaram a quase 25%, sem contar com a inflação acima dos 10%. Em relação a isso, o presidente da Câmera disse que a decisão só depende da compreensão da Aneel e suas distribuidoras.

“Nós esperamos uma resposta num prazo bastante curto para que a Câmara possa discutir, dentro do Congresso Nacional, na pauta do plenário ou não, a solução para este problema, que eu espero que venha da sensibilidade da Aneel e das distribuidoras, que fazem das concessões, neste momento no Brasil, um tema de grande discussão.”, enfatizou.

As novidades da discussão ainda estão pendentes, entretanto, é esperado uma decisão no Legislativo até o final da tarde de hoje, por meio das informações trazidas por Sachsida.

Veja Também