Plantas Alimentícias não Convencionais: conheça os benefícios de consumir alimentos in natura

As Plantas Alimentícias não Convencionais, mais conhecidas como PANC, são classificadas como "não convencionais", mas, apesar de algumas espécies do grupo serem bastante comuns em determinadas regiões do país com a dimensão continental do Brasil, é possível encontrar espécies variadas em praticamente qualquer ambiente.

Postado em: 22-05-2022 às 10h12
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: Plantas Alimentícias não Convencionais: conheça os benefícios de consumir alimentos in natura
Muitas vezes as PANCs são confundidas com ervas daninhas e acabam sendo desperdiçadas. | Foto: Reprodução.

As Plantas Alimentícias não Convencionais, mais conhecidas como PANC, são classificadas como “não convencionais”, mas, apesar de algumas espécies do grupo serem bastante comuns em determinadas regiões do país com a dimensão continental do Brasil, é possível encontrar espécies variadas em praticamente qualquer ambiente.

Muitas vezes as PANC são confundidas com ervas daninhas e acabam sendo desperdiçadas. A espécie mais rústica dessas plantas são resistentes e podem ter o formato de flores, frutas, sementes e vegetais, entretanto se desenvolvem em pequena quantidade.

 “Essas plantas são, muitas vezes, espontâneas. Ou seja, nascem nos parques, nas calçadas e nos quintais de casa sem ter sido plantadas. Porém seu cultivo é possível e bastante simples”, conta a nutricionista Fernanda Carvalho da Silva.

Continua após a publicidade

Segundo a especialista da Rede de Hospitais São Camilo, as PANC criam barreiras naturais para se protegerem de insetos, que são formadas por compostos bioativos benéficos para a saúde. Além disso, esses vegetais são ricos em minerais, fibras e proteínas.

“Muitos desses compostos possuem função antioxidante, pois protegem as nossas células dos danos causados pelos radicais livres. Além disso atuam como anti-inflamatórios, retardam o processo de envelhecimento e tem efeitos protetores ao nosso organismo”, conta a especialista.

Ora pro nóbis

Foto: Reprodução.

Rica em cálcio, ferro, magnésio e vitamina A, além de ser uma excelente fonte de proteínas e fibras, a Ora pro nóbis pode ser ingerida crua ou cozida. Em entrevista ao O Hoje, a aposentada de 68 anos, Naida Canuto revelou que usa a planta na comida há três anos.

“Eu tava com anemia e depois que refiz os exames não apareceu mais nada. Você pode comer na salada, dá para fazer chá, mas você pode comer na comida também.”, disse Naida.

De acordo com a nutricionista Fernanda, também é possível bater as folhas com água, criando um gel que poderá ser utilizado como substituto da clara do ovo em massas e pães. 

Foto: Reprodução.

Guasca 

Essa espécie ajuda a proteger os rins, o fígado, o coração, além de regular a pressão. Não só isso, como também possui teores altos de sais minerais como cálcio, fósforo, potássio e magnésio, além de fibras, proteínas e compostos antioxidantes. Por ter uma folha ressecada, é muito usada como tempero.

Peixinho-da-horta

Foto: Reprodução.

Também conhecida como planta peixinho, a peixinho-da-horta ficou famosa pelo seu sabor e textura que lembram muito a de um peixe. A planta contém fibras e antioxidantes, além de fornecer minerais como o cálcio, ferro e potássio. 

Veja Também