‘Nasci de novo’ diz homem que passou por transplante de mãos após diagnóstico de doença rara

Depois que encontraram um doador, a operação ocorreu em dezembro e durou 12 horas, contando com 30 profissionais.

Postado em: 26-05-2022 às 16h33
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Nasci de novo’ diz homem que passou por transplante de mãos após diagnóstico de doença rara
Depois que encontraram um doador, a operação ocorreu em dezembro e durou 12 horas, contando com 30 profissionais | Foto: Reprodução/ PA MEDIA

Um homem de 48 anos passou por uma cirurgia arriscada e pioneira. Steven Gallagher, há 13 anos sofreu erupções pela face, iniciando pelas bochechas e no nariz, além de fortes dores no braço. Depois de muitas consultas e diagnósticos errôneos, descobriram que o escocês estava sofrendo de uma doença rara, a esclerodermia, doença autoimune que causa cicatrizes na pele e nos órgãos internos. A condição afeta o nariz, boca e mãos, tanto que seus dedos começaram a se curvar, causando uma dor horrível.

Depois que encontraram um doador, a operação ocorreu em dezembro e durou 12 horas, contando com 30 profissionais. O professor Andrew Hart, cirurgião plástico e de mãos em Glasgow, na Escócia, foi o responsável por levantar uma possibilidade do transplante duplo de mãos. “Na época eu ri e pensei ‘isso é tipo de coisa da era espacial'”, comentou Steven. Ele também conversou com Simon Kay, cirurgião plástico que liderou a primeira operação de transplante duplo de mãos do Reino Unido em 2016.

Os dois médicos alertaram sobre o risco da cirurgia. “Eles foram realmente francos e muito abertos sobre o que poderia acontecer, que eu poderia perder minhas mãos completamente”, lembrou Steven. “Eles disseram que era improvável, mas era um risco. Minha esposa e eu conversamos sobre isso e concordamos . Eu poderia acabar perdendo minhas mãos de qualquer maneira, então decidimos avisá-los que toparíamos.”

Continua após a publicidade

Segundo Kay, deve haver uma avaliação e preparação dos pacientes para ter certeza se eles são capazes de lidar psicologicamente com a lembrança permanente do transplante pois há um risco do corpo rejeitar o transplante de mãos.

Steven é a primeira pessoa do mundo com essa condição a passar por cirurgia. Ele faz visitas regulares ao hospitais para realizar fisioterapia e monitoramento. Até agora, ele consegue fazer carinho em seu cachorro, encher um copo d’ água e em breve, voltará a fechar botões de suas roupas. O homem enfatiza que depois que acordou da operação, tudo parecia surreal, para ele essa solução foi transformadora. Agora, ele espera voltar a trabalhar quando estiver recuperado . “Eu ganhei uma nova vida”, disse. “Ainda estou achando as coisas difíceis agora, mas as coisas estão melhorando a cada semana com o fisioterapeuta e os terapeutas ocupacionais. A dor era o grande problema. Antes da operação era horrível, eu estava tomando tanto analgésico que era inacreditável, mas agora não sinto mais nenhuma dor.”, comemorou.

Veja Também