Vídeo viral de avião soltando produto rosa não faz parte de chá revelação

Filmagem mostra uma aeronave despejando produto usado para combater incêndios florestais.

Postado em: 12-07-2022 às 15h41
Por: Luan Monteiro
Filmagem mostra uma aeronave despejando produto usado para combater incêndios florestais. | Foto: Reprodução

Um vídeo viral de um avião sobrevoando uma floresta soltando um produto rosa não faz parte de um chá de revelação, como apontado pelas páginas que o publicaram. Na verdade, o pó liberado pela aeronave se trata de um produto utilizado para combater incêndios florestais. A publicação enganosa já tem 5 milhões de visualizações e 220 mil curtidas.

O primeiro detalhe que pode ser notado na publicação, que já indica a falsidade da mesma, é o porte do avião. Revelações usando aviões e fumaça já se tornaram comum, porém, sempre são usadas aeronaves menores.

Outro ponto é o 911 escrito na cauda da aeronave, que é o número de emergência dos Estados Unidos, o equivalente ao 190 por aqui. Ou seja, é um avião utilizado em situações de emergência.

Continua após a publicidade

O modelo da aeronave que se vê no vídeo é o Douglas DC-10 Air Tanker, especialmente modificado para combater incêndios. O avião pode carregar dois tipos de produto: água ou um retardante de chamas, que possui coloração vermelha/rosa. A “fumaça rosa” que aparece no vídeo não é fumaça, e sim esse retardante, que é um pó.

O “retardante de chama” não serve para apagar o fogo, mas, na verdade, para conter a propagação das chamas. Em um incêndio florestal, aviões formam uma barreira em volta da área onde está pegando fogo, para que equipes de bombeiros no solo possa fazer o combate direto. Por isso, o retardante de chama é utilizado junto a água.

Veja Também