O que poderá nos cancelar no futuro?

A cultura do cancelamento é um fenômeno moderno que funciona como um boicote

Postado em: 08-11-2022 às 16h19
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: O que poderá nos cancelar no futuro?
Quais hábitos poderão “cancelar” as pessoas nas próximas décadas? | Foto: Reprodução/Internet

A cultura do cancelamento é um fenômeno moderno que funciona como um boicote no qual uma pessoa, geralmente uma celebridade, é expulsa de sua posição de fama ou influência após demonstrar atitudes consideradas questionáveis, sejam elas no mundo real ou online.

Há quem diga que o cancelamento é seletivo ou que nem exista de verdade. Mas não há duvidas de que se tornar alvo dos boicotes e ameaças seja uma experiência um tanto traumática.

O medo e ansiedade de se tornar a próxima vítima do cancelamento é tão grande que, muita gente vem tomando cuidados em relação às publicações nas redes sociais. Em um exercício feito pela PlayGround Brasil, foi perguntado para os seguidores no Facebook quais práticas atuais teriam as maiores chances de serem canceladas no futuro. Houveram dezenas de compartilhamentos e diversos comentários, e trouxemos aqui, alguns dos futuros hábitos que poderão nos cancelar.

Continua após a publicidade

Comer carne

A exploração animal em geral tem se tornado um assunto relevante cada vez mais. O número de veganos e vegetarianos no mundo tem crescido cada vez mais, e vem sendo defendido por celebridades como Natalie Portman, Lewis Hamilton e Ariana Grande. Além da preocupação com os animais, a preferência por abandonar o consumo de carne também significa em um ganho para o planeta, já que o agronegócio é uma dos vilões do aquecimento global.

O uso de plástico

Existe um movimento mundial que trabalha para diminuir o uso de plásticos descartáveis. E apesar do plástico ser um grande problema pra o planeta, ele ainda é um material fundamental para a sobrevivência, especialmente de populações mais pobres.

Chá revelação

Tem mudado a forma como enxergamos gênero e o sexo. Transgeneridade e não-binariedade são pautas importantes que vêm crescendo em todo o mundo, e classificar bebês recem-nascidos entre dois gêneros, masculino e feminino, é um habito que já começa a ser questionado. Una isso com os inúmeros chás desastrosos e que viraram memes, e teremos um grande arsenal de motivos para cancelar essa prática.

Exposição de crianças na internet

A exposição de crianças na internet pode gerar consequências desastrosas. Se tornar um meme pode arruinar a vida de qualquer pessoa, e não é possível ter controle do que vai viralizar fora de contexto. As crianças não conseguem entender esse risco, e muita gente já questiona o ato de compartilhar imagens de menores de idade online. Pode parecer um ato totalmente inocente mas, publicar um vídeo engraçado de uma criança, seja ela da sua família ou não, pode tornar você em um vilão futuramente.

Carro particular

Os meios de transporte individuais são partes fundamentais da cultura de muitos países. Até mesmo os carros elétricos, que possuem um menor impacto poluente, contribuem com engarrafamentos nas grandes cidades. Algumas pessoas chutarem que, comprar um carro futuramente pode ser visto com péssimos olhos. Já existem as opções de transportes compartilhados nos apps de carona, mas, até uma futuro sem automóveis particulares, é preciso de uma evolução na estrutura do transporte público em todo o mundo.

Veja Também