Copa do Mundo: Vídeo mostra muro sendo construído para ‘esconder bairros pobres’ do Catar

O vídeo foi originalmente publicado no TikTok. No Twitter, já possui mais de 1,6 milhão de visualizações e quase 20 mil curtidas

Postado em: 25-11-2022 às 10h55
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Copa do Mundo: Vídeo mostra muro sendo construído para ‘esconder bairros pobres’ do Catar
O vídeo foi originalmente publicado no TikTok. No Twitter, já possui mais de 1,6 milhão de visualizações e quase 20 mil curtidas | Imagens: Reprodução

Um vídeo que começou a circular nas redes sociais esta semana mostra muros sendo erguidos ao redor de uma periferia do Catar, supostamente para esconder a região pobre do país que sedia a Copa do Mundo de 2022.

Nas imagens, um homem dentro de um veículo filma após alguns metros de muro. Quando a construção acaba, é possível ver um aglomerado de casas simples e alguns carros velhos sobre um chão de areia batida. Logo depois, a obra do muro recomeça.

Assista:

Continua após a publicidade

O vídeo foi originalmente publicado no TikTok. No Twitter, já possui mais de 1,6 milhão de visualizações e quase 20 mil curtidas.

Na legenda do vídeo, escrita em árabe, aparece a frase: “A copa do mundo dá adeus a essas casas”. Não há detalhes sobre a localidade exata da filmagem nem quando foi feita a gravação.

Leia também: Modelo brasileira é impedida de embarcar no Catar por “ser muito gorda”; veja vídeo

Violações de Direitos Humanos

A denúncia de que o país estaria ‘escondendo os pobres’ se soma muitas outras, que alegam possíveis violações de direitos humanos durante a construção das arenas onde acontecem as partidas.

Segundo dados do Human Rights Watch, cerca de 95% das pessoas que trabalharam no evento — por volta de 2 milhões de pessoas — eram imigrantes, que, após reformas trabalhistas feitas no país, ficaram “presos” aos empregadores, com baixos salários e muitas vezes sem a possibilidade de tentar mudar de trabalho.

Veja Também