Terça-feira, 19 de março de 2024

Conheça o ‘teste do café’, realizado em entrevistas de emprego

O teste surgiu na empresa australiana Xero

Postado em: 03-02-2023 às 17h05
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça o ‘teste do café’, realizado em entrevistas de emprego
Conheça o 'teste do café', realizado em entrevistas de emprego | Foto: iStock/ Natee Meepian

Entrevista de emprego é um momento de bastante nervosismo para muitas pessoa. É o momento em que elas estão tão concentradas em venderem a própria imagem que podem deixar passar algum detalhe sobre a sua personalidade. E esses detalhes podem ser percebidos através de um simples teste: o “teste do café”.

O teste do café surgiu na empresa australiana Xero, e funciona da seguinte forma: em um dado momento da entrevista, é oferecida uma xícara de café ao candidato.

Após tomar a bebida, é analisada o comportamento do participante em relação à louça suja. Se ele simplesmente deixá-la sobre a mesa, suponde que irá aparecer algum funcionário para recolher o objeto, ele está desclassificado.

Continua após a publicidade

Agora, se ele tomar alguma atitude em relação à louça, como, perguntar onde deixar a xícara ou se deve levá-la à copa, ele passou no teste.

Através desse teste, a empresa afirma conseguir avaliar alguns traços de comportamento indesejáveis estre os candidatos, como arrogância com pessoas em cargos inferiores, como os responsáveis pela limpeza.

Sendo assim, o teste do café serve para eliminar os piores candidatos, tendo como base comportamentos indesejados para um trabalho em equipe. Até mesmo pessoas com um currículo excelente reprovam nessa etapa. De acordo com a empresa, cerca de 5% dos candidatos não são aprovados.

Veja Também