Vila Ambiental no Parque Areião aguarda licitação

Amma diz que reforma já estava nos planos da pasta, mesmo antes de incêndio. Com as chamas, novo calculo teve de ser refeito

Postado em: 19-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vila Ambiental no Parque Areião aguarda licitação
Amma diz que reforma já estava nos planos da pasta, mesmo antes de incêndio. Com as chamas, novo calculo teve de ser refeito

Marcus Vinícius Beck*


O processo de licitação da Vila Ambiental, no Parque Areião, na região sul de Goiânia, deve ser aberto em breve pela Secretaria Municipal de Administração (Semad). A reforma tornou-se necessária após incêndio criminoso que atingiu o anfiteatro da Vila em 21 de setembro do ano passado. No espaço, eram realizadas atividades culturais, educativas e de conscientização ambiental, que contavam com a participação de crianças e adolescentes de escolas públicas.

Continua após a publicidade

A reforma foi oficializada junto à gerência de educação ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente. A pasta disse que um orçamento prévio havia sido feito para a revitalização da Vila Ambiental. Os cofres públicos tiveram despesas na casa de R$ 300 mil, que já estão disponíveis. No entanto, após as chamas, outro cálculo teve de ser feito e o valor calculado. Com as obras de reconstrução, as atividades desenvolvidas no local devem ser suspensas. Até o momento, não há previsão de qual será a duração da obra e nem de quando as ações serão desenvolvidas. 

Além desta iniciativa que contempla crianças de escolas da rede pública de ensino, a Vila ainda conta com trilhas ecológicas e várias casas que são dedicadas às atividades lúdicas. As trilhas ecológicas que passam pela mata do parque são utilizadas para a realização do trabalho de educação ambiental ser renovadas. Conforme a Amma, outros reparos devem ser realizadas em pontos do Areião externos à Vila. 

Em agosto do ano passado, um incêndio devastou parte do parque Vila Ambiental. No momento do incêndio, o parque recebeu uma escola municipal e as atividades foram realizadas normalmente. Mas quando as crianças estavam indo embora, no final da manhã, um foco de fogo no anfiteatro foi identificado.


Mão de obra

As obras de revitalização no Parque Ambiental, no parque Areião, na região sul de Goiânia, contará com mão de obra de detentos do regime semi-aberto do complexo prisional de Aparecida de Goiânia. O presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Gilberto Martins Marques Neto, visitou a penitenciária Odenir Guimarães (POG) para conhecer o trabalhados dos encarcerados que devem trabalhar no processo de revitalização.

Na visita, também estavam presentes o promotor de Justiça Marcelo Ceslestino, o superitendente de segurança penitenciária Jonatha Marques da Silva e o superintendente de reintegração social e cidadania Willian Paulo Da Costa. A ação é uma tentativa de viabilizar projetos de ressocialização dos detentos do regime semi aberto. 

Inclusive, materiais de construção devem ser confeccionados por detentos e adotados pela Amma. A agência cogita ainda a utilização de um parque modelo, cuja ideia será colocada em prática e os resultados monitorados. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também