Sexta-feira, 10 de julho de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Esporte

Preparador ressalta importância de preparação: “tirar o melhor rendimento”

Postado em: 05-06-2020 às 16h05
Ambientes do Centro de Treinamento são desinfectados por funcionário com produto químico contra o coronavírus – Foto: Thais Freitas / Goiás EC

 Victor Pimenta

O Goiás concedeu sua primeira coletiva na manhã desta sexta-feira (5), antes mesmo de iniciar os treinamentos com bola com os jogadores presentes no Centro de Treinamento do Parque Anhanguera. O escolhido para falar um pouco mais sobre essa preparação para o retorno do futebol foi o preparador físico da equipe Alexandre Lopes.

Quase três meses sem nem ao menos pisar nos campos do CT, os atletas tiveram que adequar suas rotinas nesse período de quarentena e adaptando a rotina com treinamentos em casa. Nessa volta, o risco de lesões pode ser grande pelo tempo “parado” e o preparador explicou.

“Nós seguimos uma programação que foi passada aos atletas, para que eles pudessem durante o período que estávamos afastados dos treinamentos aqui no clube e não deixar a bateria descarregar, isso era o principal objetivo. Com relação as lesões ela é multifatorial e independente de ter realizado treinamento durante o período de afastamento ou feito exercícios durante esse período, não é garantia de ter ou não lesão. O motivo de manterem as atividades nesse período é justamente por conta de serem atletas e serem orientados para terem uma atividade adequada durante esse período”, disse o profissional.

Assim como no início da temporada, o Goiás assim como os demais clubes passará por outra preparação de pré-temporada nesse retorno aos gramados. O time que foi duramente criticado pelo seu desempenho no início do estadual, foi aos poucos adquirindo forma e preparo no decorrer das partidas, tendo seu melhor momento jogos antes de acontecer a paralisação, como nas partidas entre o Santo André e Vasco, pela Copa do Brasil.

“É um desejo nosso para que aquela forma que nós atingimos ali no momento da paralisação a gente consiga retomar o mais rápido possível. Na verdade, há um processo no futebol que as pessoas negligenciam. O principal é você conhecer o atleta, saber quem é o atleta para que possa tirar o melhor rendimento dele e creio que isso agora é uma vantagem para nós, como para todos os clubes que tiveram um período de pré-temporada. Salvo aquelas equipes que mantiveram 80% do seu plantel, para que pudesse ter o início de temporada mais conhecedor do seu atleta. Nesse momento de retorno, já temos mais parâmetros, mais base para poder adequar nosso modelo de treinamento a característica de nossos atletas. Isso sem dúvida alguma, é uma vantagem para esse momento”, ressaltou Alexandre Lopes.

Se os treinamentos estão voltando, em breve voltarão os assuntos especulando sobre o retorno oficial aos gramados, seja volta ao estadual, ou o início do Campeonato Brasileiro. Alexandre Lopes deu sua opinião pessoal a respeito do assunto e o que acha melhor nesse momento, falando também sobre segurança e qualidade do futebol.

“A partir do momento que a CBF definir o campeonato brasileiro, acho eu que teremos um norte do que pode ser feito. Seria ótimo para nós do Goiás se tivéssemos condições de ter jogos antes de começar o Brasileiro. Isso até foi pensado lá atrás, no mês de março ainda, quando houve a parada, sendo otimistas e pensando que poderíamos voltar em maio os treinamentos, que voltaríamos o campeonato estadual e assim posteriormente o Brasileiro como é de costume. Independente de voltar um ou começar o outro, que volte com segurança para início de conversa e falo no geral, como também da imprensa, do torcedor que vai estar afastado, além claro dos jogadores, comissão técnica. Que quando voltar, tenhamos condição de disputar com qualidade. Qualidade não significa ter quarenta e oito horas de um jogo para o outro”, concluiu o preparador físico. 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar