Líderes das duas Coreias realizam primeira reunião em Pyongyang

Além dos dois líderes, participaram pelo lado de Seul, o diretor do Escritório de Segurança Nacional, Chung Eui-yong, e o chefe do Serviço de Inteligência, Suh Hoon

Postado em: 18-09-2018 às 10h05
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Líderes das duas Coreias realizam primeira reunião em Pyongyang
Além dos dois líderes, participaram pelo lado de Seul, o diretor do Escritório de Segurança Nacional, Chung Eui-yong, e o chefe do Serviço de Inteligência, Suh Hoon

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, realizaram nesta terça-feira a primeira reunião dentro da cúpula de três dias que acontece em Pyongyang, informou o governo sul-coreano.

Além dos dois líderes, participaram pelo lado de Seul, o diretor do Escritório de Segurança Nacional, Chung Eui-yong, e o chefe do Serviço de Inteligência, Suh Hoon, explicou um porta-voz sul-coreano.

Continua após a publicidade

Já a delegação norte-coreana foi completada pelo diretor de inteligência, Suh, Kim Yong-chol, e a vice-diretora de propaganda e irmã do líder, Kim Yo-jong.

A presença de Chung e Suh, duas figuras importantes na intermediação com os Estados Unidos, assim como de Kim Yong-chol (que viajou para EUA este ano) e Kim Yo-jong, considerada braço direito de seu irmão, indica que as duas partes abordaram a necessidade de desbloquear o diálogo entre Pyongyang e Washington sobre a desnuclearização.

A reunião, cujo conteúdo não revelado oficialmente, teve início às 15h45 (horário local, 3h45 de Brasília) na sede do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores, onde Kim Jong-un já recebeu uma delegação do sul em duas ocasiões e em outras duas oportunidades o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

Espera-se que esta cúpula, a terceira este ano entre Moon e Kim, sirva para resolver as diferenças entre Pyongyang e Washington sobre a desnuclearização.

Os dois últimos encontros, em abril e maio, ajudaram para a realização da cúpula entre Kim e o presidente americano, Donald Trump, em Singapura, no mês de junho, onde as duas partes concordaram em trabalhar na desnuclearização do regime, garantindo a sobrevivência do mesmo. 

Fonte: Agência EFE 

Veja Também