Aparecida garante recursos em Brasília

Liderados pelo prefeito Gustavo Mendanha, o grupo passou dois dias na Capital federal, onde articularam emendas e apoio a projetos

Postado em: 17-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida garante recursos em Brasília
Liderados pelo prefeito Gustavo Mendanha, o grupo passou dois dias na Capital federal, onde articularam emendas e apoio a projetos

Da redação 

Em continuidade à sua agenda em Brasília (DF), ao lado de 19 dos 25 vereadores da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, o prefeito Gustavo Mendanha coordenou verdadeira “ofensiva” junto a deputados federais da bancada goiana no Congresso Nacional – além de ter se reunido formalmente com dois dos três senadores: Lúcia Vânia (PSDB) e Wilder Morais (PP). E foi graças a uma destas audiências que o grupo conseguiu participar de reunião de trabalho com o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, no final da manhã de ontem (16).

Após contato intermediado pelo deputado Heuler Cruvinel, Gustavo, que também estava acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, pela titular da Pasta de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen, e pelo presidente da Câmara, Vilmar Mariano, seguiu para o ministério, onde se juntaram à comitiva os também deputados federais Célio Silveira (PSDB) e Thiago Peixoto (PSD).

Continua após a publicidade

Todos foram testemunhas da receptividade de Kassab ao projeto do prefeito, objetivamente detalhado pelo próprio, que prevê a transformação de Aparecida em “cidade inteligente”. “Para isso, o apoio deste ministério, por meio de liberação de recursos, do compartilhamento de experiências, da transferência de conhecimento e expertise, e da viabilização de projetos importantes é imprescindível”, ponderou o prefeito.

O ministro, por sua vez, desenhou um cenário positivo. Elencou ações do próprio ministério e do governo federal como um todo que poderão alcançar Aparecida de Goiânia. Fechou a reunião nomeando técnicos de sua Pasta para cuidar atentamente das demandas apresentadas pelo prefeito e vereadores.

Parlamentares

Ao todo, o prefeito e os vereadores de Aparecida foram recebidos por 11 dos 17 deputados federais goianos. Os outros seis haviam aberto suas respectivas agendas para receber o grupo, mas a reunião de trabalho com alguns deles não se viabilizou pela dificuldade em se fechar a logística de horários de acordo com os compromissos externos de cada um. Estes serão visitados em um segundo momento, garante Gustavo Mendanha.

A estratégia utilizada pelo prefeito, auxiliares e vereadores foi destinar pleitos diferentes – e de acordo com o perfil da atuação de cada parlamentar – aos deputados e senadores goianos. Enquanto Rubens Otoni (PT) e Heuler Cruvinel (PSD) se comprometeram com apresentação de emendas para obras relacionadas à infraestrutura em Aparecida de Goiânia (construção de praças e revitalização de avenidas, entre outras). 

Marcos Abrão, por sua vez, declarou-se parceiro da administração aparecidense em iniciativas que visem melhorar a regularização fundiária no município e a articular encontro do prefeito com o ministro da Cultura, Roberto Freire, que é do seu partido, o PPS. Flávia Morais (PDT) garantiu disposição em incrementar ações da prefeitura na área da Saúde.

“Parabéns pela sua força de vontade e tamanha disposição em pouco tempo de gestão”, disse a Gustavo o deputado Heuler Cruvinel. “Tem gente que não entende a importância de ações como esta de vocês, de virem até aqui. Eu sou um parceiro para somar. O Executivo levanta as prioridades e nós vamos tocando daqui”, enfatizou Rubens Otoni. 

Veja Também