Encontro entre prefeito e vereadores melhora relação

Prefeito passou a reservar as segundas-feiras para receber e encaminhar as solicitações dos representantes do Legislativo municipal

Postado em: 24-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Encontro entre prefeito e vereadores melhora relação
Prefeito passou a reservar as segundas-feiras para receber e encaminhar as solicitações dos representantes do Legislativo municipal

Lucas de Godoi*

Continua após a publicidade

Esta semana está completa um mês que o prefeito Iris Rezende passou a dedicar as segundas-feiras para receber os vereadores da capital. O objetivo é ouvir as demandas do Legislativo municipal e encaminhá-las para tratamento com mais agilidade. A ação foi bem recebida pelos parlamentares da base, que cobravam maior atenção do Executivo. Apesar de a oposição cobrar mais espaço, nesse primeiro mês pelo menos 19 dos 35 vereadores foram recebidos no Paço. 

Nas últimas semanas, os vereadores da situação aproveitaram para reivindicar melhorias na infraestrutura dos bairros, serviços de zeladoria e construção de espaços públicos. “Eu levei demandas da região Sudoeste, pedi uma atenção especial com as praças e com a infraestrutura da região. Também fui falar sobre as obras de duas praças, que estamos construindo no Setor Novo Horizonte”, disse o vereador Kleybe Morais (PSDC) sobre visita realizada na segunda-feira da semana passada (16).

Os encontros também têm servido como elo entre órgãos e a Prefeitura, como destacou o vereador Welington Peixoto (MDB), ao explicar sua pauta tratada na semana passada. “Nessa segunda-feira eu levei representantes do Corpo de Bombeiros para que eles solicitassem algumas áreas públicas. Eles querem construir postos avançados dos bombeiros em cinco regiões da cidade”, falou. Os locais escolhidos são estratégicos, para que haja mais rapidez e agilidade no atendimento de ocorrências no município, pontuou o vereador. 

A ação do prefeito é percebida como um prestígio aos parlamentares. Para o vereador Kleybe, esses encontros servem para melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade, levando demandas pontuais para conhecimento da prefeitura. Ele cita uma área que era utilizada para fins ilícitos e que após ser transformada em praça, passou a ser um local de convívio. “Essa praça tem servido inclusive como modelo e laboratório para a Comurg testar esse novo formato de decoração, que é feito com madeira reaproveitada, apreendida e se tornam arranjos bonitos, com custo quase zero”, mencionou.

Para o tucano Anselmo Pereira, a praticidade com que o prefeito tem lidado com as demandas é benéfica para a população. “Eu fui lá e pedi frente de trabalho para atender o Bairro Feliz, Vila Morais, Vila Bandeirante, Coronel Borges e outros. Na mesma hora ele assinou e autorizou para a primeira quinzena de maio os serviços de recuperação asfáltica, melhoria na iluminação pública, na sinalização de ruas, reforma de pista de cooper e outras”, pontuou. “Tem sido reuniões práticas, objetivas e que estão estreitando as relações entre o parlamento municipal e o Executivo, principalmente por dar atenção ao vereador, que quer que as demandas da comunidade sejam recebidas pelo prefeito”, acrescentou, elogiando também a atuação do novo secretário do governo, Paulo Ortegal. 

A sinalização dos vereadores é de continuar em constante diálogo com o Executivo, como observou Welington Peixoto. Para a próxima semana, segundo ele, irá apresentar demandas dos lojistas da Região da 44, que pleiteiam a revitalização da região, reorganização do trânsito, entre outras medidas.

O vereador Oséias Varão (PSB), avalia que apesar de não utilizar as segundas-feiras, por já ter outro compromisso de trabalho, reconhece que essa abertura do prefeito traz benefícios para a população.  

Oposição pede mais espaço na agenda 

Para o vereador Lucas Kitão (PSL), a agenda do prefeito prioriza os parlamentares da base em detrimento dos que atuam com independência. “Tem um pedido nosso de agenda há mais de dois meses e não fomos atendidos, reclama sobre a espera por atendimento.

Os encontros são agendados pelo líder do governo na Casa, Tiãozinho Porto. Ele explicou que, apesar de a prioridade ser da base, tem recebido também os parlamentares da oposição. “O Kitão será recebido provavelmente essa semana, porque ele tem um projeto para somar com a população e achamos que vale a pena ser ouvida”, garante, citando que já foram atendidos pelo prefeito vereadores independentes. 

Iris Rezende garante que a decisão de receber os vereadores é um sinal de respeito pelos parlamentares, que atuam como mensageiros da população. (*Especial para O Hoje) 

Veja Também