O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 18 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Eleições 2020

Sem Iris na disputa, eleições ficam abertas, aponta pesquisa FoxMappin

Levantamento mostra que sem prefeito na corrida eleitoral, há espaço para crescimento de pré-candidaturas| Foto: Reprodução

Postado em 9 de setembro de 2020 por Redação
Sem Iris na disputa
Levantamento mostra que sem prefeito na corrida eleitoral

Samuel Straioto 

Pesquisa realizada pelo Instituto FoxMappin, empresa do grupo O Hoje, sobre o cenário eleitoral em Goiânia, mostra que sem a presença de Iris Rezende (MDB) a disputa está em aberto. Foram apresentados dois cenários com 17 nomes de pré-candidatos à prefeito (a), um em que o nome de Iris é destacado para a corrida e outro em que há a substituição dele pelo ex-governador Maguito Vilela. No primeiro cenário, Iris registra empate técnico com a pré-candidata do PT, Adriana Accorsi. Já num segundo cenário, a petista consegue manter desempenho equivalente, figurando à frente de Maguito, que deve anunciar oficialmente pré-candidatura nesta quinta-feira (10). 

A pesquisa foi feita indicando como pré-candidato pelo PSD, Francisco Júnior e não o de Vanderlan Cardoso. A coleta de informações ocorreu antes de o senador reconsiderar participação no pleito municipal em Goiânia. O senador Vanderlan Cardoso comunicou ao PSD em reunião realizada na quarta-feira (2) sua disposição de disputar a eleição para prefeito de Goiânia. Diante do desse novo fato, o PSD decidiu reabrir as conversações internas para discutir o novo cenário, apesar de ter confirmado em 5 de julho que o deputado Francisco Júnior seria o candidato a prefeito. Vale ressaltar que o período de convenções partidárias, em que efetivamente as legendas definirão nomes para a disputa ou alianças termina no próximo dia 16. Até lá, alterações devem ocorrer no quadro eleitoral, já que há possibilidade de convergências entre algumas pré-candidaturas. 

Cenário 1 

No primeiro cenário, Iris Rezende figura como participante na disputa. De acordo com o levantamento, o prefeito aparece com 26% das intenções de voto. A pré-candidata pelo PT e deputada estadual Adriana Accorsi aparece na segunda colocação com 23%. Os dois estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro que é de 3,5 pontos percentuais. Figurando como pré-candidato do PSD, o deputado Federal Francisco Júnior é o terceiro com 9%. Empatados em quarto lugar aparecem o deputado estadual Major Araújo (PSL) e o deputado federal Elias Vaz (PSB), com 6% das intenções de voto. 

Ainda no primeiro cenário da pesquisa eleitoral Fox Mappin/Hoje, Alysson Lima (Solidariedade) tem 5%, seguido por Manu Jacob (PSOL), Talles Barreto (PSDB), Virmondes Cruvinel (Cidadania) com 3% da preferência do eleitorado consultado. Com 2% das intenções de voto aparecem Drª Cristina (PL); Fábio Júnior (UP); Paulinho Graus (PDT). Estão empatados com 1%:- Charles Bento (PRTB); Felizberto Tavares (Podemos); Maria Ester (Rede), Wilder Morais (PSC); Eduardo Prado (que ainda disputa condição de candidatura com Gustavo Gayer no DC). 3% – Não sabiam / Não opinaram e 3% sinalizaram Voto Nulo. 

Cenário 2 

No segundo cenário, em que o nome do prefeito Iris Rezende é substituído por Maguito Vilela como pré-candidato do MDB, o ex-governador inclusive deve anunciar oficialmente pré-candidatura nesta quinta-feira. O comunicado deve ser feito em entrevista coletiva no período da tarde e será antecedida de reuniões com as executivas estadual e metropolitana do partido. Maguito pretende em seguida intensificar a busca por alianças na capital. Adriana Accorsi (PT) lidera a pesquisa com 23%; Maguito Vilela aparece na segunda colocação com 20% das intenções de voto. Vale ressaltar que Adriana e Maguito estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro. 

O pré-candidato do PSD, Francisco Júnior tem 10% da preferência do eleitorado consultado. Na sequência com 7%, Major Araújo (PSL). Empatados com 6% estão: Alysson Lima (Solidariedade) e EliasVaz (PSB); A professora Manu Jacob do PSOL tem4%; Estão com 3% das intenções de voto: Talles Barreto (PSDB) e Virmondes Cruvinel (Cidadania). Aparecem com 2% na pesquisa os pré-candidatos: Drª Cristina (PL); Fábio Júnior (UP), Paulinho Graus (PDT) e Wilder Morais (PSC.) Por fim, com 1% figuram no levantamento: Charles Bento (PRTB); Eduardo Prado (PV); Felizberto Tavares (Podemos) e Maria Ester (Rede); 4% – Não sabiam / Não opinaram e 5% sinalizaram Voto Nulo. 

Metodologia 

A pesquisa Fox Mappin com intenções de voto para eleições municipais em Goiânia foi realizada entre os dias 25 e 31 de agosto. Foi utilizada uma amostra de 794 entrevistados, sendo estratificada segundo a região, sexo, faixa etária acima de 16 anos, nível de escolaridade e renda familiar. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas em 196 bairros em sete macrorregiões da capital: Central, Leste, Noroeste, Norte, Oeste, Sudoeste e Sul. A amostra representa o nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos nos resultados gerais. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) com o seguinte número: GO-04258/2020. (Especial Para O Hoje) 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também