Iris alfineta Waldir Soares sobre segurança pública
Peemedebista traz à tona primeira divergência com pré-candidato do PR, com quem divide liderança nas pesquisas eleitorais em Goiânia
Sara Queiroz
A questão da Segurança poderá ser o grande ponto de divergência e embates entre os principais pré-candidatos a prefeitura de Goiânia. Os dois primeiros colocados nas pesquisas, Iris Rezende (PMDB) e Delegado Waldir (PR) ,são antagonistas na questão: enquanto o primeiro acredita que a competência deve ser apenas do Estado, o segundo pretende transformar a Guarda Civil Metropolitana (GCM) em Secretaria Municipal de Segurança e fazer o efetivo trabalhar de forma ostensiva pelas ruas da capital.
Como relatado pela coluna Xadrez na última sexta-feira (01), o ex-prefeito Iris Rezende declarou a rádio 730 que o problema da Segurança Pública “é de responsabilidade do Estado, e a população tem que tomar cuidado com quem promete resolver e depois chega ao poder e se depara com um impedimento”.
Já o Delegado Waldir, em entrevista ao Hoje, afirmou que se for eleito, o primeiro ato para a área será o de criação da Secretaria de Segurança Municipal. “Vamos procurar instituições em Goiás, e fora também, para treinamento e preparação da nossa Guarda Civil, que será denominada como Polícia Municipal. Temos Legislação para isso”, confirmou. Ele também pretende criar os chamados “módulos policiais” nos bairros da cidade, que seriam estruturas onde teriam os chamados policias municipais trabalhando com motocicletas e armados.
“Nós vamos ajudar o Estado a solucionar esse grande calo que é a segurança pública, porque ele não deu conta”, criticou. Segundo a proposta do Delegado, a guarda patrimonial será feita por meio de monitoramento de câmeras e também a criação de cargos de vigilante em unidades como Cais e Cmeis.
Outro pré-candidato, Luiz Bittencourt (PTB), também alfinetou Iris sobre sua colocação sobre segurança pública. Em sua conta no facebook, ele declarou que o ex-prefeito estaria equivocado. “Ao contrário do que pensa Iris Rezende, acho que a prefeitura não tem o direito de se omitir em matéria de Segurança. Todos têm de se unir contra o crime. O município tem papel importantíssimo nesta batalha pela vida”, comentou na rede social.
Na última sexta-feira, mesmo dia das declarações de Iris, o prefeito Paulo Garcia (PT), acompanhado da também pré-candidata e deputada Adriana Accorsi (PT), entregou à Guarda novos armamentos e equipamentos. O petista, ex-aliado de Iris, disse que tinha a convicção que fez investimentos e tudo o que era possível para a categoria. “Vamos encerrar a administração com saldo positivo do que foi investida em todas as áreas da Guarda Civil Metropolitana, como nunca foi feito por gestões anteriores”.