O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Politica

TSE quer militares no Rio para segurança da eleição

Pedido foi feito pelo presidente do TSE, Gilmar Mendes, ao presidente interino Michel Temer, por temer insegurança no pleito municipal após a Olimpíada

Postado em 6 de agosto de 2016 por Sheyla Sousa
Interino Michel Temer suspende programa de combate ao analfabetismo no país
Criado em 2003 por Lula

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, pediu ontem ao presidente interino Michel Temer a permanência do efetivo das Forças Armadas no Rio de Janeiro após a Olimpíada. Em ofício enviado a Temer, o ministro justificou que a medida é necessária para garantir a segurança das eleições de outubro.
Mendes atendeu pedido do governador do estado do Rio de Janeiro em exercício, Francisco Dornelles, e da Justiça Eleitoral, que solicitaram apoio de tropas de segurança após recentes casos de assassinatos de pré-candidatos às eleições municipais deste ano. 
A Polícia Federal (PF) investiga pelo menos dez casos de homicídios de pré-candidatos em municípios da Baixada Fluminense.
Nas eleições municipais de 2012, cerca de 140 municípios foram autorizados pelo TSE a contarem com efetivo de tropas federais para auxiliar na segurança do pleito.
Após divulgar uma mensagem em inglês no Twitter dando boas-vindas aos representantes de outros países que vão participar dos Jogos Olímpicos, o presidente interino Michel Temer embarcou para o Rio de Janeiro para participar da cerimônia de abertura, no Maracanã. Os 40 chefes de Estado, de governo, vice-presidentes e chanceleres estrangeiros que estão no país para o evento vão se encontrar com Temer no Palácio Itamaraty, na capital carioca.
A recepção, marcada para as 17h, teve um coquetel que durará cerca de uma hora e meia. Os 40 representantes estrangeiros chegarão em seus veículos e serão cumprimentados um a um por Temer e pela primeira-dama, Marcela Temer. Depois, todos seguirão em comboio de ônibus para o Maracanã. 
Entre os convidados de Temer estão a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. 
Em sua conta no Twitter, o Temer disse que os 10,5 mil atletas dos 206 países que participarão da Olimpíada serão uma só nação e uma só voz. “Todos nós estamos juntos por um novo mundo. Bem-vindos à Rio 2016”, escreveu.“Esportes unem nacionalidades e os Jogos Rio 2016 trazem a oportunidade de mostrar a diversidade do Brasil para o mundo”, completou. (ABr)

Veja também