O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Centro de processamento

Datacenter melhora eficiência do Estado

Com o novo serviço, o governador disse que haverá uma melhora na qualidade dos serviços públicos, além da redução de custos

Postado em 10 de novembro de 2017 por Sheyla Sousa
Datacenter melhora eficiência do Estado
Com o novo serviço

Ao inaugurar ontem o Centro de Processamento de Dados (Datacenter), o governador Marconi Perillo disse que essa nova ferramenta representa “um avanço extraordinário na área de tecnologia da informação”. “É uma síntese de tudo o que nós já fizemos nesses últimos anos nessa área de tecnologia”, afirmou.

Marconi destacou a Plataforma da Central de Comando de Controle da Central de Inteligente da Secretaria de Segurança Pública, Conectasus da Secretaria da Saúde, Educação 360 e a plataforma no gabinete do governador que fica na sala de situação. “Passamos a ser a segunda central de tecnologia da informação do país, ficando atrás apenas do Serpro”, disse.

Com o novo serviço, o governador disse que haverá uma melhora na qualidade dos serviços públicos, além da redução de custos. “Esses serviços efetivamente significam estágio de modernidade que vive Goiás”.O Governo do Estado passa a ser o primeiro no Brasil a garantir que toda a área finalística estatal seja digitalizada e permita a tramitação de documentos e processos com total segurança e suporte tecnológico.

O Data Center integra o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), coordenado pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), através da Superintendência Central de Tecnologia da Informação (SCTI).

O Data Center Central do Governo de Goiás está instalado num prédio do Complexo Fazendário da Secretaria da Fazenda, no Setor Negrão de Lima, em Goiânia. Também conhecido como Centro de Processamento de Dados (CPD), o Data Center é um local onde estão concentrados os sistemas computacionais do Governo de Goiás, como de telecomunicações, de armazenamento de dados, além do fornecimento de energia para o seu funcionamento.

O governo vem ampliando os investimentos em Tecnologia da Informação. Em 2016 foram R$ 152 milhões. Apenas na montagem do Data Center foram aplicados R$ 10 milhões. Ele tem capacidade de armazenamento de 1 petabyte e 10 terabytes de processamento. Conta também com 38 servidores físicos e 600 virtuais, além de controle de acesso biométrico. “Gasto em TI é investimento em qualidade”, diz o secretário de Gestão e Planejamento (Segplan), Joaquim Mesquita.

Marconi disse que o compromisso do governo é com o avanço da modernidade e que o Data Center representa rapidez, qualidade, segurança tecnológica e economia para os cofres públicos.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também