Marconi inaugura serviço de hemodinâmica no Hugol
O serviço é utilizado no atendimento ao paciente vítima de infarto agudo do miocárdio
O Hugol – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Governo de Goiás, realizará a inauguração do Serviço de Hemodinâmica Dr. Paulo de Siqueira Garcia e também de 59 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva, 30 para internações, sete para estabilização clínica e 12 de observação. O serviço para atendimento ao paciente vítima de infarto agudo do miocárdio será inaugurado pelo Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, e pelo Secretário de Estado da Saúde, Leonardo Moura Vilela, no dia 06 de abril, às 09h.
“Com a inauguração da hemodinâmica mostramos que cumprimos o compromisso firmado com a população, de oferecer auxílio médico de alta complexidade em nosso Estado. O infarto é uma das maiores causas de mortalidade no Brasil e em Goiás também. No Hugol, entregaremos um recurso da área médica de alta qualidade e que salvará vidas”, diz o governador de Goiás, Marconi Perillo.
De acordo com o Secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, o serviço que permite procedimentos para tratar o infarto trará esperança para muitas famílias porque, mesmo infartado, o cidadão terá condições de se recuperar de um agravo dessa magnitude; o serviço é invasivo, porém, capaz de, no momento de grande urgência médica, desobstruir artérias e reverter o grave quadro do paciente. “É mais um legado que temos que comemorar”, diz Leonardo. Com este serviço o acesso do paciente infartado será em tempo hábil, reduzindo assim os riscos de óbito ou sequelas, que nestes casos, sempre são graves.
O investimento para a aquisição de equipamentos, mobiliários e acessórios do novo serviço e dos leitos foi de R$ 4.148.342,94. Além disso, 2,3 milhões de reais foram investidos especificamente para o equipamento de hemodinâmica. De acordo com o diretor geral do Hugol, Hélio Ponciano Trevenzol, a unidade atenderá a pacientes de Goiânia e de outros municípios, todos encaminhados ao Hugol por meio da regulação da Secretaria Municipal de Saúde da capital. “O objetivo é salvar o maior número de vidas”, completou.
Estatísticas
Nesses 30 meses de funcionamento, o Hugol já fez a diferença na vida de muitas pessoas. De julho de 2015 a dezembro de 2017, o hospital realizou mais de 4,3 milhões de procedimentos, considerando emergência, internação, equipe multidisciplinar e ambulatório (3.073.538), procedimentos cirúrgicos (36.094), exames (1.181.200), transfusões (25.780) e coletas de sangue (19.476).
Estrutura
Com essa ampliação, o Hugol passa de 330 para 389 leitos ativos no total. Os 10 novos leitos de UTI são dedicados a pacientes adultos vítimas de infarto, totalizando 76 leitos de terapia intensiva, sendo 59 para pessoas com idade acima de 13 anos; 10 de UTI pediátrica, dedicados a crianças com 30 dias de vida até completar 13 anos de idade; além de sete de UTI especializada no atendimento a pessoas acima de 13 anos que sofreram queimaduras.
Já os 30 leitos de internação são para a clínica de cardiologia, dedicada a receber, principalmente, pacientes infartados. A internação totaliza 265 leitos, na somatória com os já existentes nas clínicas cirúrgica, médica, de ortopedia/traumatologia, de especialidades, de queimaduras e pediátrica. Além desses, existem 29 leitos para atendimento na urgência e emergência e mais 19 referentes à estabilização e observação dos pacientes infartados.
Foto: Rodrigo Cabral