Lula é denunciado por lavagem de dinheiro pela Lava Jato
As provas que comprovariam o crime foram encontradas em e-mails do Instituto Lula apreendidos em busca e apreensão realizada no local em março de 2016
Da Redação
Nesta segunda-feira (26), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado por crime de lavagem de dinheiro pela força de tarefa da Operação Lava Jato, em São Paulo.
Em nota, o Ministério Público Federal afirmou que “Lula influiu em decisões do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, que resultaram na ampliação dos negócios do grupo brasileiro ARG naquele país africano. Em troca, o presidente recebeu R$ 1 milhão dissimulados na forma de uma doação da empresa ao Instituto Lula”.
As provas que comprovariam o crime foram encontradas em e-mails do Instituto Lula apreendidos em busca e apreensão realizada no local em março de 2016 na Operação Aletheia, 24ª fase da Operação Lava Jato de Curitiba, segundo o comunicado.
No entendimento do órgão, a doação na realidade foi um pagamento de vantagem da ARG a Lula por ele ter influenciado o presidente da Guiné Equatorial, o que configura como crime de lavagem de dinheiro. A investigação agora será realizada pela 2ª Vara Federal de São Paulo, especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro, finaliza o MPF em nota.
O ex-presidente foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do tríplex do Guarujá (SP), crime pelo qual cumpre pena em Curitiba desde abril deste ano. Entre outros processos nos quais Lula é réu, o caso do sítio de Atibaia está próximo da sentença.