O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Direito trabalhista

Senado Federal analisa projeto para liberar FGTS a trabalhadores

Projeto é uma reinvindicação antiga dos trabalhos para que tenham mais autonomia quanto ao fundo de garantia

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 26 de novembro de 2018
Senado Federal analisa projeto para liberar FGTS a trabalhadores
Projeto é uma reinvindicação antiga dos trabalhos para que tenham mais autonomia quanto ao fundo de garantia

Projeto de autoria da senadora Rose de Freitas prevê saque integral pelo trabalhador

Raphael Bezerra*

A PLS 392/2016 quer dar mais autonomia para que trabalhadores tenham mais autonomia sobre o próprio fundo de garantia, se aprovado, trabalhadores poderia sacar o valor integral do fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) mesmo em casos de pedidos de demissão, a autora do projeto é a senadora Rose de Freitas (MDB-ES). 

Na opinião dela, o governo deveria deixar de tutelar o trabalhador, que é o real dono do dinheiro e deve decidir onde e como aplicar o que lhe pertence. A parlamentar nega que exista o risco de que muitos se demitam para ter acesso à verba. Para ela, principalmente em tempos de grave crise econômica, poucos se arriscariam a abandonar o emprego em troca de sacar todo o fundo.

Segundo a senador, o governo deveria dar mais liberdade para o trabalhador que é o real dono do dinheiro e que o mesmo tem total autonomia para aplicar como melhor lhe convêm. A parlamentar nega que exista o risco de que muitos se demitam para ter acesso à verba. Para ela, principalmente em tempos de grave crise econômica, poucos se arriscariam a abandonar o emprego em troca de sacar todo o fundo. Ela defendeu ainda que quando o trabalhador se demite, nem sempre é por força de vontade. “Muitas vezes, as condições de trabalho são precárias, há atrasos no salário, desejo de buscar novos desafios, necessidade de tratamento médico ou até a vontade de se tornar empreendedor.

“Até mesmo o intuito de reformar e ampliar a sua casa é justificativa plenamente válida para que se possa usar o Fundo de Garantia. Eu insisto nisto: o trabalhador não precisa justificar a sua decisão, pois o dinheiro é dele”, completa.

Atualmente, só tem direito a saque do FGTS quem é demitido sem justa causa e em casos específicos, como para a aquisição de imóvel, no caso de aposentadoria, de fechamento da empresa ou de determinadas doenças. (*Especial para O Hoje)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também