O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Política

Plenário decide veto de Iris sobre IPTU

Em sessão extraordinária, vereadores vão analisar hoje o veto ao projeto que estende benefícios aos contribuintes que atualizaram imóveis

Postado em 15 de janeiro de 2019 por Sheyla Sousa
Plenário decide veto de Iris sobre IPTU
Em sessão extraordinária

Raphael Bezerra*

Nesta terça-feira (15), os vereadores da Câmara Municipal e Goiânia decidem se irão derrubar ou manter a decisão do Prefeito Iris Rezende (MDB) que vetou o projeto que estendia os benefícios dos deflatores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) mesmo aos contribuintes que fizeram a atualização. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), derrubou o veto ontem (14) e foi relatado pela vereadora Dra. Cristina Lopes, que optou pela rejeição do veto. O parecer da relatora foi aprovado pelos demais membros da Comissão.

O projeto é de autoria do vereador Lucas Kitão (PSL), Alysson Lima (PRB) e Elias Vaz (PSB). Ele retira exceções dos deflatores da Planta de Valores e garante a redução do ITU e do IPTU a todos os contribuintes goianienses, evitando a cobrança da “planta cheia”, que poderia significar aumento de até 300% nos impostos a partir de fevereiro deste ano.“Estamos organizando com os vereadores para poder, assim como nós aprovamos com unanimidade, derrubar o veto do prefeito ao nosso projeto de lei que altera a Lei 9.704/2015, que trata sobre os defletores. Estamos retirando os defletores para quem atualizou a planta para não correr o risco de ter seu IPTU aumentado, perder o desconto e sendo cobrado pela planta cheia”, afirma Kitão.

A vereadora Dra. Cristina foi responsável pela relatoria do projeto na CCJ da casa. Segundo a vereadora,  “a manutenção dos descontos não fere a Lei de Responsabilidade Fiscal”, ao contrário do que afirmou o prefeito Iris Rezende ao vetar a lei.

Para a vereadora, o fato de obter apoio até de parlamentares da base sinaliza que o veto pode ser derrubado em plenário, em sessão extraordinária convocada pelo Presidente Romário Policarpo (PROS) para esta terça-feira, 15, às 9 horas. “Os vereadores já foram comunicados e devem interromper quaisquer outras atividades para participar dessa votação, que é de interesse de toda a população. Temos que derrubar o veto ainda essa semana, para que os contribuintes não sejam prejudicados”, explica.

O caso ganhou notoriedade após a prefeitura, por meio da Secretaria de Finanças (Sefin),  enviar cartas para mais de 500 mil contribuintes pedindo que atualizassem o cadastro imobiliário com alterações em seus imóveis. O comunicado mencionava até a possibilidade da prisão de quem não fizesse o procedimento. Na época, o prefeito recuou e retirou de tramitação na Câmara Municipal de Goiânia o projeto que alterava a Planta de Valores dos imóveis da capital. (*Especial para O Hoje) 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também